Ministério libera multiprogramação na TV Cultura

O ministro das Comunicações, Helio Costa, autorizou nesta 4a. feira a TV Cultura de São Paulo a recolocar no ar seus canais de multiprogramação digital. A emissora havia lançado os canais Univesp e Multicultura em abril, mas foi proibida pelo ministro, sob ameaça de ser tirada do ar. Fontes ligadas ao Palácio do Planalto informaram que o próprio presidente Lula ordenou a liberação.
Com isso, a Cultura passa a ser a primeira emissora brasileira a adotar o conceito de multiprogramação, pelo qual programas diferentes podem ser exibidos ao mesmo tempo. Em casa, o telespectador que tiver equipamento digital poderá selecionar os "subcanais" de acordo com sua conveniência: além da programação normal, a Cultura exibirá o Univesp - com programas voltados à comunidade universitária - e o Multicultura - somente com programas de conteúdo cultural.
Segundo Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta, que administra a emissora, foi feita uma opção técnica por não usar a faixa digital de freqüências para transmitir sinal de alta definição, ao contrário do que vem fazendo a maioria das emissoras brasileiras nas cidadas onde o sinal digital já está disponível. O sinal HD ocupa maior espaço de banda e, portanto, é incompatível com a multiprogramação. A Cultura pretende oferecer variedade de programação, e para isso já vem negociando há tempos com produtoras independentes nacionais e internacionais.

Fonte - Home Theater & Casa Digital

Rildo Amadi Cesar
installa.com

Comentários

Postar um comentário