O Grupo Pão de Açúcar tornou-se nesta segunda-feira o maior varejista do Brasil, com a aquisição da rede de lojas Ponto Frio, segunda maior do País na área de eletrônicos. Com faturamento somado de R$ 35,7 bilhões, o grupo superou o Carrefour (que tem R$ 22,5 bi), Wal-Mart (R$ 17bi) e Casas Bahia (R$ 13,9 bi). Segundo a direção do Pão de Açúcar - cujo controle acionário é da rede francesa Casino - a intenção é diversificar as atividades, apostando na venda de não-alimentos.
"Há cinco anos, o grupo decidiu que teria de dominar essa área", afirmou o presidente do conselho do Pão de Açúcar, Abilio Diniz. Segundo ele, as negociações foram difíceis e duraram cerca de um ano. O grupo irá pagar R$ 824,5 milhões pelo controle das 455 lojas do Ponto Frio, além de sua operação de internet e de seus centros de distribuição. "Não vamos deixar de vender o feijãozinho e a batata", explicou Diniz, lembrando que o crescimento da rede Extra Eletro, especializada em eletrônicos, foi um dos principais fatores na decisão de incorporar o Ponto Frio.
Segundo Diniz, o segmento de eletrônicos deve movimentar atualmente cerca de R$ 68 bilhões, podendo atingir R$ 134 bilhões em 2013. A compra do Ponto Frio, somada ao faturamento atual do Extra Eletro, permitirá ao grupo atingir 10% de market-share, ficando atrás apenas da Casas Bahia, que detém cerca de 20%.
A venda do Ponto Frio já vinha sendo comentada no mercado desde o início do ano. Entre os grupos que manifestaram interesse estavam as redes Magazine Luisa, Insinuante e Silvio Santos. Mas, segundo Diniz, a família Safra, principal acionista do Ponto Frio, sentiu-se mais segura com a oferta do Pão de Açúcar.Fonte : Folha de São Paulo
Comentários
Postar um comentário