Acesso à internet através de TVs e players Blu-ray

Não são apenas as telas ultrafinas e a imagem Full-HD que atraem o consumidor interessado em trocar seu televisor. Outra grande aposta da indústria é o acesso direto à internet, sem necessidade de conexão via computador. Quase todos os fabricantes estão lançando – ou planejam fazê-lo nos próximos meses – aparelhos com essa capacidade.

Para os milhões de usuários que gostam de acessar o YouTube, maior portal de vídeos do mundo, essa opção de entretenimento e comunicação agora torna-se mais fácil. Não é mais necessário ter um computador para isso. Já existem TVs e players Blu-ray capazes de se conectar ao portal, via rede de banda larga e com uma interface visual semelhante.

Uma das empresas que mais investem nesse recurso é a Samsung, cujos três primeiros TVs de LED, recém-lançados no Brasil, acessam conteúdos da web. São modelos de 40” e 55”, com a função Media 2.0, que permite acessar informações atualizadas sobre esportes, previsão do tempo e trânsito, além de cotações financeiras, um serviço especial desenvolvido pela própria Samsung.

O mesmo cabo de rede é utilizado na reprodução dos vídeos do YouTube. “O usuário pode ver os arquivos do YouTube que estiverem armazenados em sua lista de favoritos sem precisar de um computador”, garante José de Lima, gerente da Samsung.

O grande portal mundial de vídeos também é uma das atrações dos players Blu-ray LG BD370 e Panasonic DMP-BD60 (este também reproduz álbuns de fotos armazenados no site Picasa, da Google).

O player LG pode ser usado em conjunto com os novos TVs Time Machine Digital, para copiar conteúdos da internet no HD interno do próprio televisor (veja aqui o vídeo). “Esses TVs ainda permitem gravar conteúdos em alta definição”, diz Fernanda Summa, gerente da LG. “Ou seja, o usuário pode armazenar no TV tanto programas de televisão quanto conteúdos da internet, e assisti-los quando lhe for mais conveniente”.

Fonte:

Comentários