Cinema e TV 3D atraem público e estúdios

Até o tradicionalíssimo Festival de Cinema de Veneza se rendeu. A 66ª edição do evento, em setembro, incluirá um prêmio ao filme que melhor souber explorar a tecnologia 3D. Essa inovação é a grande aposta de Hollywood para revigorar um mercado que cada vez mais enfrenta a concorrência da internet.

"Esta é a terceira revolução na indústria cinematográfica, tão importante quanto a invenção do cinema sonoro e a chegada da cor às telas", diz comunicado promocional do Festival. No final de julho, mais de 6 mil convidados assistiram na cidade de San Diego, Califórnia, às pré-estréias de filmes que chegam aos cinemas nos próximos meses. Os principais destaques são Um Conto de Natal, com Jim Carrey; Alice no País das Maravilhas, com Johnny Depp; e Avatar, superprodução toda filmada em 3D, com direção de James Cameron; e Força G, que já estreou no Brasil. No próximo dia 21, milhares de cinemas do mundo inteiro exibirão ao mesmo tempo um trailer de 15 minutos de Avatar, que servirá como ação promocional do filme.

A agitação em torno da tecnologia 3D atinge vários setores da indústria do entretenimento (veja este vídeo). As empresas americanas Nvidia e Sonic Solutions anunciaram para breve a possibilidade de se baixar conteúdos 3D da internet para a tela de computadores que tenham o software de leitura.

Já a Acer, fabricante taiwanesa de computadores, promete lançar em outubro, no mercado internacional, o primeiro notebook equipado com esse software. E já estão disponíveis nos EUA dois videogames desse tipo: Resident Evil e Avatar (versão da mesma história do filme). Segundo a revista Video Business, entre 2% e 3% das residências americanas já possuem um TV com capacidade para exibir imagens 3D.

O padrão está prestes a ser normatizado para uso residencial pelas entidades 3D@Home Consortium, dos EUA, e 3D Fusion Industry Consortium (3DFIC), da Coréia, com apoio dos governos dos dois países. “Vamos criar padrões para que todos os produtores de conteúdo e os fabricantes criem produtos de uso residencial – como TVs, players, receivers e consoles – que se integrem e contribuam para o rápido sucesso do vídeo e do cinema 3D”, declarou Rick Dean, diretor da 3D@Home. Entre as empresas que fazem parte do consórcio incluem-se Sony, Samsung, LG, Intel, Mitsubishi, Disney e Turner.

FONTES: Variety e Video Business

Comentários