Na semana em que a TV paga comemora 20 anos de Brasil, a ABTA 2009 – Feira e Congresso apresenta as tendências do setor. A recepção de canais HD, cert

Na semana em que a TV paga comemora 20 anos de Brasil, a ABTA 2009 – Feira e Congresso apresenta as tendências do setor. A recepção de canais HD, certamente, é a bola da vez. Preocupadas em expandir o número de assinantes, as principais operadoras mostraram no evento que pretendem ampliar sua cobertura.

Segundo o Ibope, a audiência dos canais pagos no Brasil caiu de 30,17% das residências que possuíam assinatura de uma operadora em 2007, para 24,48% em 2008; em junho último, o índice voltou a subir: 27,18%. Mas, na média, menos de 30% dos assinantes de fato vêem os canais pagos, com a maioria preferindo as emissoras abertas. Há ainda a crescente concorrência de outras mídias, como DVD, internet e videogames, que roubam público da TV paga.

Uma das formas de atrair os assinantes é aumentar a oferta de conteúdo HD. A Net, por exemplo, anunciou a entrada dos canais HBO HD, Multishow HD e de um segundo canal Telecine, que poderá ser escolhido pelo assinante. Outra inovação apresentada pela operadora é o protótipo de um painel sensível ao toque, que se comunica via WiFi com o computador (ou via USB com pen-drives) para reproduzir fotos, vídeos e músicas. Acessa ainda a internet e, no futuro, funcionará como controle remoto.

Anunciando a venda de 144.000 assinaturas de seu serviço de TV via satélite, a Embratel anunciou que pretende entrar com canais HD em 2010. “Também não temos intenção imediata de oferecer pacotes pré-pagos”, afirmou Antônio João Filho, diretor executivo do Via Embratel. A TVA, por sua vez, garante que voltará a oferecer pacotes HD ainda em agosto.

E, já que a Embratel ingressou na TV via satélite, a Sky resolveu investir no mercado da concorrente. Para atender a um público estimado em cerca de 13 milhões de usuários de parabólica, criou um decoder “flex”: pode captar tanto os sinais via satélite convencionais da operadora como os sinais (analógicos e digitais) disponibilizados na banda C.

A Sky, que lançou recentemente seu receptor HDTV, aproveitou o evento para apresentar seu receptor para sinais da TV digital aberta, que se conecta ao Sky HDTV via cabo USB. “Em São Paulo, o assinante passará a ter 23 canais HD, incluindo 10 pagos, 10 abertos e 3 em pay-per-view, que serão lançados ainda em agosto”, comentou Agrício Neto, vice-presidente da empresa.

FONTE:

Comentários