Teste LED 40 Samsung

Os TVs LCD estão entre os produtos que mais evoluíram nos últimos anos. Melhorias na resolução, tempo de resposta e contraste fizeram desses aparelhos os itens mais importantes dentro da linha de produtos oferecidos pela maioria dos fabricantes. Hoje, a novidade presente no LCD atende pelo nome de LED (Diodo Emissor de Luz), que é utilizado como backlight (ou luz traseira) para gerar o brilho na formação da imagem nos displays LCD.

Segundo a maioria dos especialistas, o LED oferece avanços significativos sobre o LCD convencional, em aspectos como contraste, tempo de resposta e redução da espessura do gabinete. Ao contrário do backlight de lâmpada fluorescente encontrado nos modelos tradicionais, os diodos também consomem pouca energia. Acompanhe conosco o teste exclusivo com o TV de LED Samsung série 7000, de 40”, e tire as suas conclusões quanto ao desempenho dessa nova tecnologia.

O Samsung UN40B7000, de 40”, foi um dos primeiros LCDs de LED a chegar ao mercado. Produzido em Manaus (AM), é possível que o usuário se impressione com o produto antes mesmo de conhecê-lo, devido à leveza e ao tamanho restrito da embalagem. Embora apenas uma pessoa seja suficiente para desembalar um TV de 14kg, para maior segurança recomendamos a presença de mais um indivíduo para auxiliar na instalação da tela à base do produto.
Mesmo desligado, ficamos alguns minutos fascinados com a beleza do novo TV de LED da Samsung, a começar pela espessura de só 3cm do gabinete. O acabamento é o requintado touch of color – utilizado nos sofisticados TVs da marca, que cria um reflexo avermelhado na moldura da tela conforme a variação de luz no ambiente. As teclas de acesso são sensíveis ao toque, porém, quase não se nota na moldura. Abaixo da tela, uma luz vermelha (que pode ser desligada no menu) surge quando o TV é ligado.

As principais conexões, entre elas quatro HDMI e duas USB, ficam praticamente na lateral da tela. Ao conectar um pen-drive, o televisor reproduziu arquivos de fotos, músicas e vídeos – nos formatos MPEG 4, AVI/DivXHD e WMV-HD. Um software de atualização do TV, quando disponível no site do fabricante, também pode ser inserido no aparelho por meio da conexão USB.

No painel traseiro encontram-se as entradas vídeo componente, RF (o cabo de antena UHF envia o sinal de TV aberta ao receptor de TV digital embutido no LCD), RGB e LAN. Esta última deve ser conectada a um modem web, para habilitar as funcionalidades de internet disponíveis no televisor.

O controle remoto possui teclas grandes e retroiluminadas, que facilitam a identificação das funções no escuro. De todos os que já testamos com TVs Samsung, este é o melhor acessório.

O menu se mostrou amigável, por conta dos grandes ícones e caracteres, além de legendas com explicações sobre todos os ajustes do TV. Embora tenhamos feito nossa própria configuração de imagem, vimos que há quatro modos pré-ajustados (PADRÃO), controle de luz traseira (nível 9) e outros comuns.

Em CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS, mantemos DESLIGADO TOM DE PRETO (realça o preto nas cenas escuras), enquanto que em CONTRASTE DINÂMICO alternávamos entre as opções DESLIGADO e BAIXO (melhora as nuances de cinza com branco mais claro). Ajustes como GAMA, ESTABILIDADE DE BRANCO (ou white balance) e TOM DE PELE mantiveram inalterados, ao contrário de ESPAÇO DE CORES (AUTO) e APRIMORAMENTO DE IMAGEM (LIGADO).

A variedade de ajustes deste TV de LED contempla ainda à parte OPÇÕES DE IMAGEM, onde encontramos TONALIDADE DE COR (na maioria das vezes utilizamos o modo NORMAL) e REDUÇÃO DE RUÍDO DIGITAL (MÉDIO). O NÍVEL DE PRETO EM HDMI (normal) e o MODO FILME (AUTO 1) não foram alterados.

Apreciamos muito o recurso AUTO MOTION PLUS 120Hz, que segundo a Samsung adiciona quadros extras às cenas com o intuito de tornar os movimentos mais nítidos e suaves; neste TV de LED, essa função traz mais opções de ajustes. Os modos NÍTIDO e PADRÃO foram os que mais utilizamos, porém, no modo PERSONALIZADO pudemos alterar manualmente a fluidez (arraste) e a vibração dos movimentos, para eliminar os problemas no contorno das imagens.

Essa característica, que é inerente ao recurso de inserção de quadros 120Hz – existente também em TVs mais refinados de outras marcas –, causa uma certa deformação nos contornos e um retardo nas cenas, sendo erroneamente confundido com mau tempo de resposta. Quanto ao TAMANHO DE TELA, a opção AJUSTE À TELA apresenta mais informações laterais em relação ao 16:9. Outras conveniências oferecidas pelo TV de LED Samsung são ECONOMIA DE ENERGIA (DESLIGADO), PIP, além de som com SIMULADOR SURROUND SRS e equalizador de cinco bandas.

Mas, sem dúvida, a interatividade é o grande destaque neste aparelho. A começar pelo conteúdo interno que o TV oferece em uma memória flash, que traz grande quantidade de informações e galeria de imagens para ilustrar receitas de culinária, jogos, paisagens, introdução de inglês para crianças e bem-estar. Esse último inclui dicas de massagens e condicionamento físico, como postura, reflexologia e alongamento.

Depois de conhecermos a biblioteca de conteúdos do TV, pressionamos a tecla INTERNET@TV e nos deparamos com as opções YOUTUBE, NOTÍCIAS, TEMPO e TICKER. No caso do maior portal de vídeos do mundo, é possível navegar em suas páginas e utilizar todos os recursos disponíveis, como favoritos, mais vistos, mais comentados, entre outros (assim como no PC), e ainda salvar na BIBLIOTECA DO TV para acesso rápido ao conteúdo.

A Samsung fechou parceria com o portal Terra, para oferecer gratuitamente na tela do TV notícias atualizadas e previsão do tempo. Caso o usuário não tenha interesse em entrar a todo instante na área INTERNET@TV, é possível acompanhar todo o conteúdo oferecido pelo site Terra por meio do Ticker. Ao escolhermos essa opção, uma barra com informações semelhante às dos canais de notícias 24hs exibia na parte inferior da tela as últimas notícias, enquanto assistíamos a um filme. Tudo é configurável, incluindo o tipo de conteúdo exibido, o posicionamento e a transparência da barra de informações na tela.


As conexões de rede (LAN) e USB presentes no TV possibilitam incluí-lo em uma rede doméstica por meio de um roteador wireless. É possível não só visualizar o conteúdo on-line do YouTube e Terra como também ler mensagens de texto, reproduzir fotos, vídeos e músicas a partir de alguns poucos celulares e laptops dotados da tecnologia DLNA (Digital Living Network Alliance).

Enquanto o LCD de LED Samsung estava conosco vimos de tudo, desde TV digital, filmes em Blu-ray, PC até jogos de PS3. Apesar do pouco espaço de ventilação do gabinete, o aparelho não esquenta demasiadamente nem apresenta ruído de operação.

Seu receptor digital se mostrou eficiente, pois não tivemos nenhum problema na recepção do sinal da TV aberta: os canais foram sintonizados rapidamente e apresentados com boa definição. Em todas as situações vale a pena destacar a fidelidade de cores exibidas por este televisor.

No caso do sinal de TV, muitas vezes o LCD parecia fazer milagres ao reproduzir todas as emissoras com bom equilíbrio de cores, mas sem comprometer a saturação, lembrando em alguns momentos um TV de tubo. Sabemos que essa característica positiva deve-se em parte ao painel deste televisor, que não é fosco como na maioria dos LCDs, embora não seja tão indicado a ambientes claros por conta de reflexos.

Já o Blu-ray Rede de Mentiras (1.080p/24) mereceu destaque pela definição de alto nível ao ser exibido pelo TV de LED. Ficamos muito satisfeitos com a textura no rosto dos atores, além da profundidade das imagens panorâmicas que tinham como cenário as regiões de conflitos no Iraque (capítulo 6) e o deserto da Síria (cap. 28).

O fabricante não informa o tempo de resposta do LCD de LED, mas ao verificar essa característica com o Blu-ray Homem Aranha 3, que utilizamos como referência por trazer boas cenas de confrontos e efeitos visuais rápidos, não encontramos nenhum rastro pós-imagem. Não satisfeitos, vimos e revimos os mesmos trechos (capítulos 13 e 46) e ainda conectamos o decoder Sky HDTV para assistir a partidas de basebol e basquete na ESPN HD (720p). Após algumas horas, concluímos definitivamente que o LCD de LED da Samsung apresenta grande desempenho em tempo de resposta.

Outros filmes – como Beijos e Tiros e Dia de Treinamento – serviram para revelar a capacidade do TV de LED exibir pretos densos de forma semelhante aos modelos top-de-linha da marca (série 650) com backlight convencional. Não temos dúvidas de que a qualidade do preto neste TV é superior à maioria dos LCDs disponíveis no mercado. Por outro lado, nas cenas mais difíceis, onde o preto é predominante, notamos que a uniformidade de luz não é tão eficiente em toda a superfície da tela. Outra característica que vale ressaltar é a nitidez nas cenas mais escuras. Após reajustar o nível de contraste do TV, conseguimos bons resultados e pudemos ver praticamente todos os detalhes, sem comprometer a boa reprodução do preto.




Modelo: UN40B7000
Tela: 40”, 16:9
Resolução: 1.920x1.080p pixels
Entradas de vídeo: 4 HDMI, 1 componente, 1 RGB, 1 composto e 2 RF
Outras conexões: 2 USB, 1 LAN (RJ-45), áudio digital óptica, 3 áudio estéreo analógicas (1 para PC) e 1 saída para fone de ouvido
Potência de áudio: 10W x 2
Dimensões (L/A/P): 99/63/3cm (sem base), 99/69/25cm (com base)
Peso: 14,8kg (sem base), 18,5kg (com base)
Preço sugerido: R$ 7.499
Fabricante: www.samsung.com.br

Fonte - Home Theater





Comentários