Em áudio, é demonstrar ou morrer



No mundo acadêmico, costuma-se dizer: publish or perish (“publique ou você desaparece”). Ou seja, se o seu trabalho não for publicado em revistas e jornais respeitados do setor, sua carreira será curta.

No mundo do áudio high-end, deveria ser adotado um mantra semelhante: demo or die (“demonstre ou você desaparece”). Sim, a única forma de se perceber a real qualidade de um equipamento de áudio de alto padrão é essa mesmo – demonstrar, para um cliente de cada vez, o prazer de ouvir música maravilhosamente reproduzida.

Falando bem francamente, não existe substituto para uma audição de sua música favorita recriada com um envolvimento e intensidade que você jamais pensou serem possíveis. A demonstração permite ao usuário “sacar” o que é de fato high-end, um fenômeno sobre o qual já escrevi muito.

Ouvir descrições de equipamentos, ler revistas especializadas ou ver fotos de aparelhos bonitos – tudo isso é interessante, mas jamais se compara à experiência gratificante de se conectar com a música num nível mais profundo. Aposto que todos vocês se lembram bem da primeira vez que ouviram um equipamento high-end, e de como se sentiram na ocasião. Tenho certeza de que perceberam na hora que precisavam ter em casa aparelhos que proporcionassem aquela mesma experiência, dia após dia, pelo resto de suas vidas.
Como os amantes da música não têm outra forma de apreciá-la, e os fabricantes sabem que sem uma boa demonstração não conseguem vender nada, chegamos à conclusão de que é fundamental o papel do revendedor especializado. Esse profissional é a base de toda a indústria. É ele quem está sempre na linha de frente, representando o áudio de alta performance, e que, portanto, é essencial à sua sobrevivência.
O revendedor não é apenas vital para a saúde da indústria; é também o caminho mais seguro para a satisfação musical do usuário a longo prazo. Não há como substituir a competência e a dedicação de um profissional realmente especializado e o valor que agrega ao equipamento. Quando alguém me pede uma sugestão de determinado produto, meu conselho sempre começa com: “Procure um revendedor, não um equipamento”. Claro, é uma força de expressão, mas reflete minha crença de que, se você encontrar uma boa loja, acabará saindo de lá com um bom sistema de áudio.


Não é segredo que os revendedores especializados em áudio high-end vêm enfrentando dificuldades nos últimos dez anos. O primeiro impacto que sofreram, ironicamente, veio na forma do home theater. Muitos lojistas tradicionais ficaram tentados pela real possibilidade de fazer dinheiro mais fácil, com clientes que queriam as chamadas “media rooms”, além de sistemas de automação, iluminação, multiroom etc. A qualidade do áudio acabou sendo deixada em segundo plano.

Revendedores tradicionais que caíram nessa descobriram que as dores de cabeça superavam em muito os lucros. Outros acabaram decepcionados por tornarem-se meros “carregadores de bugigangas”, em vez de “ermbaixadores” dos ideais de boa música e áudio high-end.

O segundo impacto naturalmente veio com a crise econômica. Mesmo assim, tem havido um revival dos valores tradicionais ligados à revenda de equipamentos high-end. Muitos que transformaram suas antigas salas de áudio estéreo em show-rooms de home theater voltaram atrás. E aqueles que preservaram seus princípios – entregar somente áudio de qualidade, trabalhar com integridade e basear seu negócio nos valores da música – conseguiram fazer suas empresas crescerem novamente.

Esta tendência é parte de um movimento mais amplo, distante das “salas de cinema” glamurosas, e que tem a ver com a volta dos valores fundamentais da experiência musical. Áudio baseado na performance, e o envolvimento musical que ele proporciona, está em alta na medida em que os consumidores vão se cansando de ficar apertando botões de seus controles remotos para acender as luzes ou acionar caixas acústicas embutidas nas paredes ou no teto. A música é uma necessidade humana, e transcende as modas tecnológicas.


Sei que em vários países, inclusive no Brasil, existem inúmeros ótimos revendedores de áudio high-end, a quem devemos reconhecer e dar apoio. Eles fizeram investimentos substanciais para atingir o grau de capacidade que detêm hoje e para proporcionar a seus clientes a oportunidade de boas audições.

Quero aqui, de público, saudar essas pessoas. E incentivar os leitores a estreitarem relacionamento com seus revendedores especializados, pois isso trará benefícios mútuos. Vocês não terão em casa simplesmente um equipamento de melhor qualidade. Mais do que isso: estarão dando apoio aos canais responsáveis por levar a experiência do áudio de alta performance a uma nova geração de amantes da música.

*O autor é editor da revista americana The Absolute Sound, além de autor dos livros “Home Theater for Everyone” e “The Complete Guide to High-End Audio”.

por Robert Harley - Revista home Theater