A reversão da crise econômica e a perspectiva da Copa do Mundo de 2010 estão animando os fabricantes de televisores. As marcas mais importantes estão reforçando suas posições no segmento, já antecipando as compras de Natal e as boas perspectivas da seleção brasileira na Copa do Mundo da África do Sul.
Como acontece no País a cada quatro anos, a Copa deve funcionar mais uma vez como grande mobilizador da venda de televisores. A possibilidade de transmissão do evento em alta definição é vista pelos fabricantes como fator adicional de incentivo ao consumidor. Além disso, a expansão dos serviços de TV paga, com maior oferta de conteúdos em HD, também estimula a troca de TVs (segundo a Associação Brasileira de TV por Assinatura, somente no primeiro semestre deste ano o número de assinantes aumentou em cerca de 300 mil residências).
Nos últimos dois meses, os principais fabricantes de TVs colocaram nas lojas um total de 47 novos modelos, sendo a maioria LCDs com resolução Full-HD – sem contar os TVs LCD com backlight de LED, já lançados anteriormente pela Samsung. Até o final do ano, estão previstos outros 10 lançamentos de várias marcas. Levantamento feito pela revista HOME THEATER & CASA DIGITAL comprova que o setor está cada vez mais concorrido (veja na tabela abaixo).
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Os novos TVs seguem as atuais tendências mundiais: gabinetes finos, menor consumo de energia e multiconectividade, com opção de acesso direto à internet (em alguns modelos) e comunicação sem fio (outros). Além disso, fabricantes como Sony, LG e Samsung estão conseguindo nacionalizar grande parte de sua produção e, com isso, reduzir os preços finais ao consumidor.
A Sony, por exemplo, anunciou que passa a produzir em Manaus seus TVs da badalada linha XBR, em tamanhos de 46” e 52”, com taxa de renovação de 240Hz. Já a LG renovou sua linha de plasmas, com modelos de 50” e 60” que trazem a função Time Machine HD-Ready: usando um HD externo, o usuário pode gravar programas em HDTV das emissoras.
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