Ajuste para áudio na TV ganha novo padrão


  

A empresa americana SRS Labs está lançando um novo padrão para ajuste de áudio nas transmissões de televisão. O software TruVolume permite ao próprio telespectador equalizar o som de seu televisor, de modo que o volume não se altere nas trocas de canal ou mesmo quando se muda a fonte de sinal.

    A SRS justificou o lançamento dizendo que muitos usuários vêm encaminhando queixas sobre as variações de volume nos televisores, inclusive nas transmissões a cabo. "O sinal original de áudio varia muito mesmo entre uma emissora e outra", explica Alan Kraemer, diretor de pesquisas da SRS. "E é complicado para a operadora fazer a equalização em tempo real".

    Segundo Kraemer, os técnicos da SRS - que tem longa tradição nesse campo - conseguiram equalizar os altos e baixos do sinal de áudio sem tornar o som abafado. "É um grande desafio. Quando a compressão é muito forte, uma cena de explosão, por exemplo, fica parecendo um pequeno estampido".

O problema vem sendo mais notado, diz ele, à medida que as pessoas acrescentam mais fontes de sinal ao seu televisor, como DVD, Blu-ray, videogame e até computador, além de centenas de canais de TV paga e da própria TV aberta.

    "O que mais irrita o telespectador é o volume mais alto dos íntervalos comerciais", explicou Stephen Roney, diretor da SRS, que pretende colocar seu produto no mercado antes do final do ano (veja aqui um vídeo de demonstração).

Será um pequeno conversor, a ser ligado em qualquer TV ou no receptor de TV paga, com uma chave liga/desliga que o usuário poderá acionar quando quiser.

FONTE: Video Business