Famosa por seus sistemas de ajuste de áudio para home theater, a empresa americana THX - fundada na década de 80 pelo cineasta George Lucas - voltou-se nos últimos anos ao setor de vídeo. A empresa acaba de anunciar um protocolo de calibragem para displays de plasma e LCD que, além de melhorar a qualidade da imagem, permite economizar energia.
Fonte: CE Pro
Segundo a THX, usando seu método de regulagem o usuário consegue cortar em até 50% o consumo do aparelho. A empresa divulgou um estudo em que foram comparados os desempenhos de 15 modelos de TVs atualmente no mercado, utilizando os ajustes dinâmicos dos próprios fabricantes. Normalmente, esses ajustes são feitos para enfatizar os aspectos de brilho e intensidade de cores nas demonstrações feitas nas lojas, de modo que o aparelho se destaque dos concorrentes.
Ao instalar o TV em sua casa, o consumidor acaba gastando mais energia devidos a esses pré-ajustes. Para solucionar o problema, a THX desenvolveu um método que chama de "profissional", pelo qual o próprio usuário pode corrigir a calibragem. Fabricantes como Panasonic, LG e JVC já adquiriram o software da THX, que passa a vir integrado aos novos TVs dessas marcas a partir de 2010, com a identificado "THX Movie Mode".
No mercado americano, os TVs com o selo Energy Star - criado pelo Departamento de Energia do governo - já apresentam menor consumo. "Mas o método da THX pode auxiliar o usuário a economizar mais ainda", garante John Dahl, diretor da empresa.