Blu-ray já queima preços, mas só dos players

Nas últimas semanas, intensificou-se a corrida ao Blu-ray nas lojas de todo o País. Tanto na internet quanto no varejo tradicional, as promoções para venda do player de alta definição estão se multiplicando. Levantamento feito esta semana pela equipe da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL constatou cortes de até 50% no preço original dos aparelhos, que já podem ser encontrados por menos de 700 reais.
   O fenômeno acompanha o que acontece no mercado americano. Neste final de ano, a maioria das redes varejistas acena com promoções que reduzem o preço dos players, em alguns casos, para menos de 100 dólares. Modelos de marcas consagradas - como Sony, Samsung e Panasonic - já estão na faixa de 150 dólares, contra US$ 350 em meados do ano.
   No Brasil, além da promoção em torno dos players, algumas lojas vêm estimulando a compra do Blu-ray associada à de um TV Full-HD, oferecendo uma boa vantagem no preço final do pacote. “Quem compra um TV desse tipo é um usuário potencial do Blu-ray”, diz um varejista que não quer se identificar. “A compra acaba sendo natural”.
  Também estão se tornando comuns as promoções envolvendo sistemas integrados de home theater que vêm com o Blu-ray player. Philips, Sony, LG, Samsung e Panasonic estão entre os fabricantes que adotaram esse tipo de solução, cujos descontos nas lojas também são atraentes.
    Mas a principal diferença entre os mercados brasileiro e americano, em relação ao Blu-ray, está na política das distribuidoras de filmes. Enquanto nos EUA os estúdios se unem em parcerias com o varejo, reduzindo o custo dos discos para até 5 dólares, no Brasil o usuário ainda enfrenta preços altos para começar a montar uma videoteca de alta definição. Embora haja promoções na faixa de R$ 50, a maioria dos filmes é vendida a um custo unitário médio de R$ 70, assustando o consumidor. As distribuidoras têm duas justificativas para isso: a escala de produção (ainda baixa) e a necessidade de importar os discos, que são legendados e duplicados no Exterior.
 O problema pode ser resolvido a partir dos próximos meses, quando deverão chegar ao mercado os primeiros filmes em Blu-ray duplicados no Brasil. A empresa Microservice anunciou que já está testando, em Manaus, sua máquina duplicadora. “Vamos começar a replicar os discos ainda este mês”, afirma Cibele Fonseca, gerente de marketing da empresa. Segundo ela, ainda não estão definidos quais serão os primeiros títulos a ser lançados, mas entre os grandes clientes da Microservice estão as distribuidoras Universal (na área de filmes), Som Livre e EMI (na área de musicais). Outras empresas, como Videolar e Sonopress, devem começar a replicar discos Blu-ray em 2010.    
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 Fontes: Variety e Planet Tech