Samsung e Sony apostam nos notebooks

 Dois dos maiores fabricantes mundiais de notebooks anunciaram novidades nesta 4a. feira. Enquanto a Sony está renovando sua linha Vaio, a Samsung comunicou oficialmente sua entrada no mercado brasileiro de notebooks (e também de netbooks), lançando cinco modelos.
   Segundo o diretor da divisão de TI da Samsung, Ronaldo Miranda, o plano era iniciar a venda dos computadores em outubro do ano passado, mas a crise mundial fez com que fosse adiado. “Tenho certeza de que foi uma decisão acertada. O mercado agora retoma fôlego, e o último trimestre de 2009 promete ser o melhor já registrado pelo setor”, explica.
   A empresa coreana entra nesse segmento com dois notebooks de 14 polegadas, um de 13.4” e dois netbooks de 10.1”. Apostando nas pesquisas segundo as quais em 2010 os notebooks irão ultrapassar as vendas de desktops (6.4 milhões, contra 6.3 milhões de unidades), a Samsung espera saltar do atual quarto lugar no mercado de informática para se firmar entre os três primeiros. “Com a oferta de net/notebooks a preços competitivos temos tudo para alcançar os primeiros lugares em breve”, conclui.
 A princípio todos os modelos serão importados e em março de 2010 a empresa começa a produção local, além de incluir um notebook com drive de Blu-ray e um netbook com modem 3G integrado.
 Por sua vez, a Sony está ampliando a linha Vaio P, composta de notebooks ultracompactos. O novo modelo é o primeiro da marca que traz embutido um receptor de TV Digital. Com disco rígido de 80GB e memória de 2GB, já vem com sistema operacional Windows 7. Também está chegando ao Brasil o Vaio X, atualmente o notebook de menor espessura, com apenas 1,39cm, e pesando 760 gramas.
Com base em fibra de carbono, tem tela de 11,1” e utiliza disco rígido do tipo SSD (de estado sólido), o que contribui para reduzir seu peso e o consumo da bateria.
FONTE: