2010 será o ano do 3D. Pelo menos, é o que imaginam os principais fabricantes de equipamentos que, mais uma vez, se reúnem em Las Vegas esta semana. A edição 2010 da Consumer Electronics Show (CES) pode entrar para a História como aquela em que TV e vídeo 3D saíram dos laboratórios para, finalmente, chegar às mãos do consumidor.
Os seis maiores expositores do evento no setor de áudio/vídeo - Sony, Samsung, LG, Toshiba, Sharp e Panasonic - parecem ter combinado o discurso. Nesta quarta-feira, véspera da abertura do evento, quando todos fizeram suas apresentações oficiais à imprensa internacional (cerca de 5 mil jornalistas e blogueiros são aguardados pelos organizadores da CES), 3D foi o assunto principal. E não é para menos: segundo a empresa de pesquisas Thomson Reuters, três desses gigantes da indústria - Samsung, Panasonic e Toshiba, nessa ordem - lideram o rankin da concessão de patentes relacionadas à tecnologia 3D desde 2008.
A aposta dos fabricantes é reforçada por outras pesquisas, que apuram a expectativa do consumidor em relação à novidade. A empresa Quixel Research revelou que 50% dos consumidores americanos estão ansiosos por adquirir TVs com essa inovação, enquanto 80% já tiveram a oportunidade de ver algum conteúdo em 3D. A empresa entrevistou em novembro passado um total de mil proprietários de TVs de alta definição, que disseram não se incomodar em ter de usar óculos especiais para 3D e até aceitariam pagar mais por suas assinaturas de TV a cabo ou satélite se tivessem a garantia de boa quantidade de programas em 3D.
Para realmente conquistar esses consumidores, os fabricantes contam com poderosos aliados. A Sony, por exemplo, juntou-se à Imax, empresa tradicional na projeção de filmes em três dimensões, enquanto a LG associou-se à operadora Sky para levar conteúdo 3D aos mercados europeu e norte-americano ainda no primeiro semestre.
Sony, Samsung e JVC uniram-se à RealD, especializada em equipamentos 3D, e a Panasonic ajudou a financiar a produção do megahit "Avatar", do cineasta James Cameron, maior sucesso nas bilheterias de cinema em todo o mundo atualmente.
"Não há mais dúvida: 3D será a palavra-chave para os consumidores em 2010", diz Choi Seung-jong, diretor do laboratório de pesquisas da LG na Coréia, resumindo o que parecem pensar todos os fabricantes.