CES 2010 - Novas Tecnologia

Enquanto centenas de empresas de todo o mundo preparam suas novidades para a CES 2010, vamos tentar descobrir quais são as tendências para este grande evento.
Mas antes de tentar prever o futuro, saiba o que é a CES: A feira é organizada pela CEA, sigla em inglês para Associação de Eletrônica de Consumo americana. A associação representa centenas de fabricantes de eletrônicos e investe em ações de divulgação, treinamento e, é claro, organiza a CES. A feira está logo atrás da IFA alemã no ranking dos maiores eventos de tecnologia do mundo.

Desde 1967 as empresas do setor apresentam produtos inovadores em seus stands. Em 2004, o Blu-Ray. Em 1999, foi a vez do DVR. A HDTV americana estreou em 1998 e os hoje quase obsoletos CDs em 1981.

A revista Home Theater & Casa Digital vai estar presente, como faz há muitos anos. Trata-se de uma cobertura real, ao vivo. Vamos conversar com as pessoas-chave da indústria, tirar muitas fotos e capturar vídeos para você.

Durante quatro dias, os corredores do Las Vegas Convention Center, uma construção colossal no coração da cidade, vão receber mais de cem mil pessoas. Milhares de expositores levarão novidades de verdade, mas, como sempre, também teremos algumas promessas que nunca vão ver as prateleiras das lojas, produtos que não fazem muito mais do que já há no mercado e itens realmente inúteis. Mas com quase 30 mil produtos lançados (é isso mesmo), é difícil se impressionar com tudo, não?

Para 2010, portanto, além de produtos que atualizam o que já temos hoje no mercado, podemos prever algumas tendências que vão se firmar nos anos seguintes.

- 3D em casa: Esta é, com certeza, a maior novidade para 2010. A partir deste ano teremos novidades reais, disponíveis nas lojas. Os fabricantes vão apresentar displays compatíveis com a tecnologia e no último dia 17, foram anunciadas as especificações finais do Blu-Ray 3D. Paralelamente, preparam-se as transmissões de TV em 3D. A novidade nos leva a um novo patamar em termos de entretenimento, mas poderá trazer grandes benefícios práticos no mundo da educação, trabalho, etc.

- HDMI 1.4: O padrão foi finalizado e teremos os primeiros produtos compatíveis sendo lançados durante a CES. A indústria correu e em janeiro fará os últimos ajustes para tornar o padrão compatível com sinal em 3D.

- LED, OLED, etc: O lançamento das CellTV da Toshiba causaram furor em 2009. Trata-se da tecnologia LED como a conhecemos, porém com um poder de processamento e resultados espantosos. Novos modelos e concorrentes podem estar sendo preparados. Tratando-se de OLED, esperam-se novos displays – maiores e com preços mais baixos – que os atuais. Durante o FDP, evento realizado no Japão em novembro, vários protótipos puderam ser vistos e durante a CES eles estarão por lá, mas o OLED ainda deve demorar a estar disponível nos tamanhos populares. Com a compra da divisão de OLED da Kodak pela LG,

- WHDI: O padrão WDHI (Wireless Home Digital Interface) permite transmitir imagens HD (1080p) através das paredes, criando uma “rede wireless HD” pela casa. Por trás do padrão estão nada menos que Hitachi, LG, Motorola, Samsung, Sharp e Sony. Com a finalização do padrão em dezembro, protótipos de produtos com WHDI devem estar na CES 2010.
- Walkman e loja online da Sony: Além de um novo e potente Walkman, a Sony deve apresentar os detalhes de sua loja online, que vai reunir eBooks, musica, filmes e aplicativos. Disponível para produtos Sony: Walkman, OS/3 e possivelmente TVs e players Blu-Ray. Para o PS/3, aguardem o Sony Motion Control, mais preciso e completo que o disponível no Wii.

- Apps: Os famosos “apps” são pequenos softwares que habitam os Macs, iPhones, Blackberries e Palms. Responsáveis por um novo mercado de milhões de dólares, os apps podem estar disponíveis para outras categorias de produtos, como TVs, Media Centers e players Blu-Ray. Se roda um sistema operacional padrão e tem conectividade com a Internet, pode receber “apps”. A organização da CES fará um apresentação dos melhores apps durante o Mobile Apps Showdown.

- Chrome e Windows 7: O Chrome, sistema operacional do Google, promete mudar conceitos e deve equipar muitos netbooks e, quem sabe, outros dispositivos, incluindo equipamentos de AV.
A gigante Microsoft vai apresentar tudo que o Windows 7 pode fazer. Seu Windows 7 Mobile, cujo desenvolvimento está atrasado, vai tentar recuperar um pouco do mercado que a Microsoft perdeu para os iPhones e Blackberries.

- Ebooks: Estão na moda e devem aparecer em quantidade. Como os netbooks, os eBooks vão ganhando novos recursos enquanto fazem muitos redescobrir o velho e insubstituível prazer da leitura.
- Apple: Correndo por fora e prometendo uma rasteira nos populares eBooks Kindle e Sony Reader, o tão falado Tablet da Apple vem por ai. Este é campeão absoluto em matéria de palpites, possibilidades e adivinhações: deve ser um misto de iPhone com Media Center, Netbook e eBook. Não será lançado durante a CES, já que a Apple não participa do evento.
Os últimos rumores a respeito do produto dizem que será lançado no fim de janeiro, já que Apple reservou um centro de convenções em São Francisco para fazer uma grande coletiva de imprensa. Enquanto aguardamos, durante a CES, a força dos iPhones e iPods estará presente em um pavilhão inteiro chamado iLounge.

- 4G: As redes de quarta geração surgem na Europa e deixam para trás o que mal acabamos de conhecer, o 3G. O padrão LTE (Long Term Evolution) promete velocidades de 100 Mbits/s. Como as operadoras já estão testando o padrão nos EUA e o primeiro serviço comercial foi lançado na Suécia, alguns dispositivos LTE podem ser apresentados.
A novidade é que a Telefônica escolheu o Brasil como um dos mercados que receberá a tecnologia inicialmente (através da Vivo, empresa que é sócia, provavelmente).

- Câmeras digitais: Com a tradicional feira de fotografia PMA esvaziada em meio do turbilhão da crise, os fabricantes devem lançar produtos importantes durante a CES. Teremos várias câmeras point-and-shoot novas e, nesta categoria, onde estão alguns modelos nem um pouco básicos, teremos a adoção cada vez maior da capacidade de filmar em Full HD.
O mesmo vale para as câmeras D-SLR. Esta categoria de câmera digital tem o maior crescimento de base, por causa do interesse crescente por fotografia de qualidade. As câmeras digitais tornam-se assim excelente alternativas as câmeras de vídeo.

- Tecnologias verdes: Tinta eletrônica, novos processos de produção, energias renováveis, LEDs. Estes vão serão alguns dos focos do pavilhão “Planeta Sustentável” da CES 2010. Uma competição escolherá os “Greener Gadgets”, dispositivos eletrônicos mais sintonizados com a necessária “onda verde”
Prejudicada pela crise, a CES 2009 recebeu menos visitantes que a edição de 2008, uma queda estimada em 22%. Com a lenta e gradual recuperação da economia mundial e os vários sinais de aquecimento na indústria de eletrônicos, a CES 2010 deve atrair uma quantidade ligeiramente maior de visitantes. Já os fabricantes, que viram margens e volumes de vendas reduzidos em 2008 e 2009, tem oportunidade de criar novos mercados, mostrando ao mundo os produtos que desejaremos em 2010.


por Julio Cohen - Revista Home Theater