Uma das apresentações de abertura da CES 2010 foi realizada pelo presidente da Ford, Alan Mulally. Nela, o chefe da segunda maior montadora dos EUA mostrou ao mundo a interface MyFord Touch, batizada de “experiência de direção intuitiva”.
Novos gráficos no painel e um sistema de reconhecimento de voz aperfeiçoado são as principais inovações. O principal objetivo é mostras as informações realmente relevantes, sem que o motorista tenha que navegar por menus. O sistema consiste em três telas LCD coloridas, uma de 8 polegadas no centro e duas de 4,2 polegadas.
O conjunto de controles do volante, que inclui um botão com cinco direções, permite a navegação nos sistemas do carro. Todos os displays são conectados ao sistema Ford SYNC, que é a versão customizada para a Ford da plataforma automotiva da Microsoft.
Esta plataforma oferece muitos recuros. Entre eles temos o Wi-Fi, duas portas USB, um slot SD, entradas de áudio e vídeo RCA, acesso a rádio online Pandora, identificação de faixas para o iTunes e um aplicativo para o Twitter.
O sistema vai estar disponível também para os veículos ano-modelo 2011 das marcas Mercury e Lincoln, ambas da Ford americana. A Ford espera equipar até 2015 80% dos seus veículos com a interface MyFord Touch.
A Ford também criou APIs (interfaces para programação) que permitem a criação, por desenvolvedores, de aplicativos que podem rodar no Ford Sync. A empresa afirma que estes aplicativos vão levar os consumidores a dirigir de forma mais eficiente.
Resta saber se tantas opções de conectividade e entretenimento vão deixar os motoristas ainda mais distraídos ao conduzirem seus veículos “conectados”.
Fonte : Revista Home Theater