Fabricantes cautelosos sobre a TV 3D


Principal assunto na indústria eletrônica neste início de ano, a TV 3D desperta a curiosidade dos consumidores, muitos aguardando com ansiedade o lançamento dos primeiros modelos.


Mas a maioria dos fabricantes assume uma postura de cautela: embora querendo colocar TVs 3D no mercado ainda no primeiro semestre, para aproveitar a euforia da Copa do Mundo, a maioria não quer se comprometer com prazos - pelo menos enquanto não for definido oficialmente o padrão de transmissão de TV em três dimensões.

Esse padrão precisa ser definido pela SMTPE (Society of Motion Picture and Television Engineers), entidade formada por técnicos de diversas empresas do setor, o que está previsto para acontecer nos próximos meses. As especificações vêm sendo estudadas desde 2008 por um comitê de 200 especialistas, que ainda não chegaram a um acordo. “A TV 3D tem que ser compatível com muitas variáveis: fluxo contínuo de sinal, diferentes tipos de display, múltiplas codificações e formatos”, explicou Peter Symes, presidente da SMTPE.

Mesmo sem essa definição, alguns aparelhos vêm sendo lançados no mercado internacional - quem comprar, no entanto, corre o risco de vê-los se tornarem obsoletos assim que o padrão oficial for estabelecido. Nos EUA, por exemplo, a taiwanesa Acer anunciou o lançamento de um monitor de vídeo, com tela de 23,6”, que reproduz imagens 3D a partir de um receptor externo fabricado pela americana Nvidia. Por sua vez, a Samsung promete colocar no mercado internacional, ainda este mês, seu primeiro player Blu-ray 3D (modelo BD-C6900), demonstrado na última CES, em janeiro (clique para ver o hot site do evento).

No Brasil, não há qualquer previsão para a chegada de produtos 3D. As especulações apontam para Samsung e Panasonic como as primeiras a lançar TVs desse tipo, mas nenhuma delas confirma. Yukio Hirose, gerente geral da Panasonic, disse que TVs e players Blu-ray 3D serão vendidos no Brasil em meados de 2010. A preocupação da empresa, segundo ele, seria com a oferta desse tipo de programação pelas emissoras.

Por enquanto, somente a TV Globo anunciou planos nesse sentido. A emissora prepara uma grande cobertura do Carnaval em 3D e também pretende transmitir alguns jogos da Copa do Mundo nesse formato. Mas, em ambos os casos, o sinal não irá entrar em rede aberta; será transmitido apenas para alguns pontos de São Paulo e Rio de Janeiro, com recepção em locais fechados (veja esta e outras notícias no hot site TV 3D).

FONTES: Twice, Zumo e Home Theater