Nos últimos sete anos, o mercado de TV por assinatura mais do que dobrou de tamanho no Brasil, atingindo 7.473.476 de domicílios ao final de 2009 – contra 3.553.294 em 2002 –, segundo relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O documento aponta que, só nos últimos 12 meses, o setor contabilizou 1.152.624 novos assinantes, o que representa um crescimento de 18,24% em relação a 2008.
Ainda de acordo com os números da Anatel, o último ano apresentou o maior porcentual de incremento na base de usuários do serviço desde 2002, quando esse mercado cresceu 26% no País. Quanto aos fatores que justificam esse aumento expressivo na base de assinantes de TV por assinatura no último ano, a Agência aponta para a ampliação das ofertas de pacotes que combinam múltiplos serviços e o aumento da penetração das prestadoras de serviços por satélite, as quais representam 37,3% do mercado.
Segundo o relatório, em 2009 aumentou em 32,90% o número de assinantes da tecnologia DTH (Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite), enquanto os usuários da tecnologia TVC (TV a cabo) cresceram 13,22% e a base de clientes dos serviços baseados em MMDS (que utilizam conexões sem fio) tiveram um decréscimo de 10,47%.
FONTE: IDG Now