Sony e Google se unem por uma nova TV


Lançamento do “GoogleTV” é aguardado para o final do ano, com a intenção de revolucionar o segmento de mídia.
     Um projeto ousado – e ao mesmo tempo arriscado – está unindo dois gigantes da tecnologia: a americana Google e a japonesa Sony anunciaram na semana passada o lançamento da plataforma “GoogleTV”, na qual o usuário poderá usar seu televisor para utilizar diversos serviços oferecidos pelo portal de buscas.
      Diante de desenvolvedores de aplicativos para seu site, diretores da Google apresentaram em San Francisco o protótipo de um TV Sony Bravia que terá a capacidade não apenas de entrar na internet, mas de permitir a navegação como se o telespectador estivesse dentro do Google. “Não se trata de PCTV, ou um telefone que acessa canais”, explicou Rishi Chandra, diretor de projetos da Google. “Este será o novo televisor, uma tela grande em que será possível consumir todo tipo de conteúdo”.
      O projeto conta ainda com o apoio da Intel, que está fornecendo os chips para os novos TVs, e da Logitech, que fabrica um conversor (set-top box) a ser acoplado aos TVs. Através desse conversor, que virá com drive de Blu-ray integrado, o usuário poderá navegar pela web, assistir a programas ao vivo e gravar os conteúdos mais interessantes na memória do aparelho. Os novos TVs Bravia – apelidados “Internet TVs” – estão previstos para chegar ao mercado americano em setembro.
      Segundo a Sony, será uma nova geração de TVs, completamente diferente dos atuais, pois permitirão a contínua atualização de recursos via downloads da internet. Os aparelhos serão equipados com o sistema operacional Android, da Google, contando com teclado virtual e controle remoto. Quanto à qualidade de áudio e vídeo, a empresa confirmou que pretende utilizar a mais recente geração de painéis LCD e de processadores surround.
      Para a Google, o projeto significa uma arrojada iniciativa para revolucionar o segmento de web-TV, no momento em que a Apple acaba de lançar o iPad e está prestes a colocar no mercado a versão 4G do iPhone. A empresa pretende adaptar para a tela grande a mesma receita de venda de publicidade que lhe deu fama. Durante o evento em San Francisco, executivos da Google fizeram várias referências veladas à concorrente, citando inclusive que os novos TVs da Sony serão compatíveis com o formato de vídeo Flash, criticado publicamente por Steve Jobs.
     Ao comentar tentativas anteriores da Microsoft – e da própria Apple – de integrar TV e computador, o presidente da Google, Eric Schmidt, disse que não pretende cometer os mesmos erros. “Esses projetos eram fechados, enquanto o nosso será de código aberto, com a intensa participação dos desenvolvedores. Além disso, não pretendemos forçar o usuário a escolher entre ver TV e usar a web, mas mostrar que ele pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo”, concluiu Schmidt.
Fontes: CNet, The Wall Street Journal e PC World

Fonte : Home Theater

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