De modo semelhante ao que aconteceu na Copa de 2006, quando alguns privilegiados puderam assistir às imagens em alta definição, a Copa da África irá marcar as primeiras transmissões ao vivo em 3D. Num acordo com a rede de cinemas Cinemark, a TV Globo decidiu utilizar o evento para mostrar a tecnologia a convidados em sete cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador.
As transmissões não serão abertas ao público. O sinal gerado a partir da África do Sul será captado pela emissora no Rio de Janeiro e daí remetido, via satélite, para receptores especiais instalados nas salas de cinema. Não será possível captar esses sinais pelo ar, mesmo para quem já tenha em casa um TV 3D. As transmissões servirão também para complementar os testes que a Globo vem fazendo, desde o ano passado, para viabilizar o início oficial das transmissões em 3D, provavelmente a partir de 2011.
Para este ano, a emissora pensa transmitir alguns jogos do Campeonato Brasileiro em 3D, assim como trechos das novelas “Passione” e “Tititi”, que estão para estrear. “Vai ser uma mudança bem mais forte do que na transição da TV analógica para a Digital”, diz José Dias, diretor da área técnica da Globo. “Vai mudar a forma de captar as imagens, e as transmissões exigirão uma codificação especial. Além disso, os enquadramentos e o ajuste das lentes são fundamentais para dar ao telespectador a sensação de envolvimento” (clique aqui para ver o teste de um TV 3D).
Para quem quiser ver os jogos da Copa em 3D em sua casa, provavelmente a única opção será a operadora Net. A empresa está finalizando os preparativos para conseguir gerar esse tipo de sinal num canal especial dentro de sua grade, ainda a ser definido. Segundo Alessandro Maluf, da Net, bastará uma alteração de software para que o assinante dos canais premium (HD e HD Max) recebam o sinal 3D direto da África do Sul.
FONTE: e Planet Tech
Comentários
Postar um comentário