Grupo Harman fecha compra da Selenium

Fabricante gaúcha de alto-falantes muda de mãos e pretende crescer muito nos próximos anos
 Depois de quase um ano de negociações, foi anunciada oficialmente nesta 5a. feira, em São Paulo, a compra da Eletrônica Selenium pelo grupo Harman International, um dos maiores do mundo no setor. Fundada há 52 anos pela família Aggens, na cidade de Nova Santa Rita (RS), a Selenium é líder no mercado nacional de alto-falantes e fornece também para outros países. As duas empresas não informaram o valor do negócio.
      “Agora, a Harman está no Brasil”, enfatizou Rodrigo Rihl Kniest, superintendente da Selenium e que será o country manager da Harman do Brasil, nova razão social da empresa. “Até agora, a Harman estava presente aqui somente através de parceiros e distribuidores. Agora, vamos unir nossas forças para brigar pela liderança, inclusive com produção local”.
      A compra da Selenium faz parte da nova estratégia da Harman, adotada desde 2008, quando o grupo passou a ser dirigido pelo indiano Dinesh Paliwal, que substituiu Sidney Harman, co-fundador da empresa, que se aposentou. “O portifólio de produtos da Harman e a presença da Selenium no Brasil e América Latina permitirão novas oportunidades de negócio em som automotivo, profissional e de consumo”, diz Paliwal.
      Uma das conseqüências do negócio será a mudança do perfil da Harman no mercado brasileiro. Até agora, suas principais marcas (como JBL, Harman Kardon, AKG e Mark Levinson) vêm sendo comercializadas através de distribuidores, que compram diretamente da empresa nos EUA ou de seus representantes latinoamericanos. Agora, os negócios deverão ser centralizados com a nova subsidiária, que terá como sede as próprias instalações da Selenium, no Rio Grande do Sul.
      “Nosso objetivo é crescer e, para isso, queremos colaborar com todos os atuais parceiros”, garante Kniest, que pretende colocar novos produtos no mercado até o final do ano. Segundo Alan Leider, gerente de marketing da nova empresa, a Harman faz questão de usar toda a estrutura logística e de vendas da Selenium. “Temos mais de 150 revendedores em todo o Brasil, além de dezenas de assistências técnicas”, diz ele.
      Atualmente, o grupo Harman está estruturado em três divisões: áudio profissional, eletrônicos de consumo e sistemas automotivos, sendo esta última responsável por cerca de 70% do faturamento mundial do grupo, que mantém parcerias com algumas das maiores montadoras de veículos da Europa e da Ásia. A idéia é atuar da mesma forma no Brasil, embora os detalhes da operação ainda estejam sendo definidos.
FONTE: Home Theater & Casa Digital

Comentários