Lançamentos da Apple, que podem chegar ao Brasil em breve, têm forte impacto em diversos setores
O lançamento da nova versão do iPhone, esta semana nos EUA, mais uma vez colocou a Apple no centro das atenções da indústria eletrônica. Do Japão à Europa, onde o iPad já é recordista de vendas no ano, as discussões entre os especialistas giram em torno do impacto que os dois produtos irão causar em vários setores.
“O impacto será sentido no mundo inteiro”, diz Tim Bajarin, analista de mercado da empresa de pesquisas Creative Strategies. Segundo ele, 55% das vendas do iPhone 3GS, lançado no ano passado, são feitas hoje fora dos Estados Unidos (dois anos atrás, eram apenas 25%). Embora a Apple não divulgue números de vendas, Tim Cook, diretor executivo da empresa, disse que o crescimento vem sendo da ordem de “três dígitos”, ou seja, acima de 100%.
Na semana passada, ao participar de um evento nos EUA, Steve Jobs, fundador e presidente da Apple, comentou que a empresa está vendendo “um iPad a cada três segundos”. Na última segunda-feira, ao lançar oficialmente o iPhone 4, Jobs pela primeira vez citou concorrentes como a Google, anunciando que os aparelhos da Apple irão gerar muito mais dinheiro para os desenvolvedores de aplicativos.
Um dado significativo sobre o iPad é que já existem mais de 8 mil aplicativos registrados pela Apple, incluindo vários desenhados para uso com outros aparelhos eletrônicos. Empresas do setor de automação residencial, por exemplo, como Crestron e Control 4, já criaram apps que permitem usar o tablet da Apple para comandar uma casa inteira (veja aqui um vídeo). Também a inglesa Meridian, especializada em áudio high-end, lançou um aplicativo para o usuário de iPad controlar servidores de música.
Quanto ao iPhone 4, as primeiras reações da comunidade tecnológica foram as mais favoráveis. O aparelho acrescenta funções como câmera dupla para videoconferência, flash para fotos noturnas, dois microfones com cancelamento de ruído, gravador de vídeo HD (720p) e configuração multi-tarefas.
Tanto o iPhone 4 quanto o iPad deverão chegar oficialmente ao mercado brasileiro nos próximos meses. Sabe-se que pelo menos uma operadora – a Vivo – já negocia com a Apple. Oficialmente, 88 países estão na lista para lançamento do iPhone 4 até setembro, mas essa relação não foi divulgada.
FONTES: CNet e The Wall Street Journal
Comentários
Postar um comentário