TV paga supera 8 milhões de assinantes

Expansão do mercado anima as operadoras, que oferecem novos serviços e até baixam alguns preços
 O número de assinantes de TV paga no Brasil vem crescendo continuamente desde o ano passado. Os dados mais recentes da Anatel, que se referem a abril último, indicam que o setor ultrapassou a casa dos 8 milhões de assinaturas, entre TV a cabo, MMDS e via satélite. Somente nos quatro primeiros meses de 2010, as vendas aumentaram 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
      Os principais motivos apontados para esse fenômeno são o aumento da competição no setor, com a entrada de novas operadoras (como Oi e Embratel) e a oferta de novos serviços pelas operadoras existentes, além do aumento da renda da classe C. Segundo a consultoria especializada Telecono entanto, o fator mais importante para o crescimento da TV por assinatura é a procura por conexões de banda larga: os pacotes do tipo triple-play são o maior atrativo oferecido hoje pelas operadoras.
      Na análises setorial do mercado de TV paga, a área de TV por satélite (DTH) continua sendo a que cresce mais rapidamente: 3,6% de expansão em abril, contra 0,7% da TV via cabo; em compensação, o serviço de TV paga via redes de microondas (MMDS) caiu 1,4%. Analistas acreditam que, se for mantido o nível de crescimento atual, o setor terminará o ano com mais de 9 milhões de assinantes, o que representaria mais de 20% sobre 2009.
     De sua parte, a Anatel promete eliminar as atuais barreiras à expansão desse serviço no País. Com uma reinterpretação da Lei do Cabo, a procuradoria-geral da Agência eliminou na semana passada o limite de concessões para TV paga, abrindo caminho para a entrada das operadoras de telefonia no setor. Outra decisão da Anatel que deve estimular o setor é a promessa de novas licitações para operações em cidades onde o serviço ainda não é oferecido.
FONTES: Pay-TV, Folha de S.Paulo e www.hometheater.com.br

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