TVs com acesso à web viram tendência mundial


Principais fabricantes aumentam a aposta no recurso para conquistar o consumidor
  O que a princípio parecia apenas um recurso a mais está se tornando um dos principais apelos dos novos televisores. Praticamente todos os grandes fabricantes estão apostando no acesso direto à internet (sem necessidade de computador) como um forte atrativo para o consumidor trocar de TV. O fenômeno acontece nos principais mercados do mundo, inclusive no Brasil.
      Depois da euforia de vendas no primeiro semestre, devido à Copa do Mundo, os fabricantes acreditam que recursos ligados à convergência digital sirvam de estímulo aos novos consumidores. Estudo divulgado na semana passada pela empresa de pesquisas In-Stat, dos EUA, prevê que até 2.014 haverá no mundo 8,34 milhões de TVs com acesso à internet. “Com a entrada de gigantes como Google e Apple nesse segmento, apostamos numa explosão de vendas". *diz Keith Niessen, pesquisador da In-Stat.
     Além dos TVs, o estudo analisou players Blu-ray que acessam a web sem conectando-se diretamente à rede de banda larga, sem passar pelo computador, assim como acessórios do tipo set-top box, que sintonizam não só canais de TV convencionais, mas também transmissões de video pela web. Sony, Samsung, Toshiba, LG e Panasonic são citadas no estudo entre os fabricantes que mais vêm lançando esses tipos de produto. Na semana passada, a Samsung lançou no mercado americano TVs com acesso direto ao Facebook e ao Google Maps.
     Não por acaso, essas empresas também estão apostando nesse recurso para seduzir o consumidor brasileiro. Levantamento feito pela equipe da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL no início deste mês mostra que já chega a mais de 30 o números de TVs que oferecem acesso à web no mercado brasileiro. A Sony, por exemplo, está dotando toda a sua nova linha de TVs (25 modelos ao todo) com essa capacidade. Os aparelhos, que começaram a ser vendidos ha duas semanas, prometem até o acesso ao Twitter.
Outro grande fabricante disposto a investir na tendência é a Philips, que até o final do ano pretende lançar TVs com um browser capaz de acessar qualquer site (veja um vídeo de demonstração).  Para isso, a empresa atualmente negocia parcerias com fornecedores de conteúdo. 
FONTES: Twice, Digital Trends e www.hometheater.com.br

Comentários