Enquanto emissoras estudam como gerar sinal de qualidade na programação ao vivo, novos produtos chegam ao mercado.

Enquanto emissoras estudam como gerar sinal de qualidade na programação ao vivo, novos produtos chegam ao mercado.
Apesar da boa receptividade que os televisores 3D vêm encontrando no mercado, a maioria dos especialistas ainda acha que o segmento só irá decolar de fato quando tiverem início as transmissões nesse formato. Até o momento, dois fabricantes - Samsung e LG - colocaram nas lojas TVs e players compatíveis com imagens tridimensionais. No entanto, as distribuidoras de filmes continuam reticentes quanto a lançar filmes e shows em 3D.

Para o consumidor, a maior vantagem de adquirir hoje um TV 3D é que são modelos top de linha, com recursos extremamente sofisticados. Inovações como taxa de atualização de 240Hz e tempo de resposta na faixa de 2 milisegundos, além de avançados processadores de vídeo, contribuem para que esses TVs apresentem qualidade de imagem superior à dos modelos convencionais. Outra função atraente é o acesso direto à internet, sem necessidade de computador, como mostra este vídeo.

Já em relação às transmissões, há indefinição quanto ao padrão de compressão de sinal a ser adotado. A única emissora que está levando ao ar conteúdo em 3D é a RedeTV, mas não são imagens em alta definição, já que para isso seria necessário utilizar softwares de compressão muito mais avançados que os atuais.

Nos Estados Unidos, as transmissões de televisão em 3D tiveram início com a Copa do Mundo, através do canal ESPN HD, que já exibiu 23 partidas do torneio. Apesar da audiência limitada, executivos da emissora se dizem otimistas quanto às perspectivas; há um plano para transmitir cerca de 100 eventos esportivos em 3D a partir deste segundo semestre (mais detalhes aqui).

Enquanto isso, vão chegando ao mercado internacional vários outros produtos que utilizam a tecnologia 3D. A Monster, por exemplo, lançou o primeiro óculos compatível com qualquer modelo de TV - os atuais só funcionam com TVs da mesma marca. Já existe também um porta-retratos digital que mostra imagens em 3D sem necessidade de óculos. Na Coréia, a Samsung já lançou um celular com display 3D. E as empresas Asus, Toshiba e Lenovo prometem colocar no mercado americano, nos próximos meses, notebooks capazes de exibir imagens tridimensionais.


Fontes: Twice, IDG e HOME THEATER & CASA DIGITAL

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