Globo negocia para ter conteúdo em TVs



 
TVs com acesso a Internet, ao lado dos modelos capazes de exibir imagens 3D, parecem ser a nova aposta dos fabricantes. Chamadas de broadband TVs (algo como TVs conectadas), pelo menos quatro fabricantes (Sony, LG, Samsung e Panasonic) já possuem modelos desse tipo à venda.
Segundo Raymundo Barros, diretor de tecnologia da TV Globo de São Paulo, uma pesquisa feita pela Cisco, chamada de Barômetro da Internet, aponta que em 2012 o número de vídeos acessados pela TV será igual ao número visto no ano passado por computadores (PCs e notebooks). De olho nesse mercado a empresa vem conduzindo pesquisas para levar parte da sua programação para paras as TVs conectadas. No Painel Globo de Tecnologia, realizado a semana passada em São Paulo, o diretor de tecnologia da emissora, Fernando Bittencourt, afirmou que vem trabalhando por um modelo de negócio economicamente viável, mas que ainda não há um definido.

O maior impasse seria a adoção de tecnologias específicas por cada fabricante, o que aumentaria o custo para a entrega desse conteúdo. Ainda segundo Bittencourt, para a Globo só faz sentindo entregar programas com qualidade real de imagem (1080i, como foi demonstrado no evento) e que nesse caso estuda-se qual a viabilidade e a melhor solução em termos de tecnologia. "Ainda não temos um modelo de negócios", afirmou.
O aplicativo da Globo foi demonstrado na TV 3D da LG, com um capítulo da novela sendo exibido em 1080i, valendo-se de uma conexão de 2Mbps. Essa é justamente a intenção da emissora nesse tipo de negócio: permitir que o usuário assista a capítulos perdidos de uma novela, por exemplo, com a mesma qualidade que encontraria na opção ao vivo.
Fonte: Revista Home Theater & Casa Digital

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