Fabricantes otimistas para o 2° semestre


Projeções indicam que vendas de eletrônicos devem continuar aquecidas até o final do ano 
O aumento das taxas de juros não irá influir no comportamento do consumidor brasileiro neste segundo semestre, e as vendas de Natal deverão acompanhar o ritmo registrado até agora no ano. Essa é a expectativa dos fabricantes de eletrônicos, particularmente no caso dos televisores.
      Caio Ortiz, vice-presidente da Semp Toshiba, projeta crescimento de 10% nas vendas de TVs, na comparação com 2009. "Esse crescimento é significativo porque 2009 já foi um bom ano", diz. Eduardo Junqueira, gerente de marketing da Philips, espera um crescimento de 12% nas vendas de TVs em 2010. No ano passado, a indústria vendeu 9,6 milhões de aparelhos, entre os de tubo e LCDs. Para este ano, a estimativa inicial era atingir 11 milhões de aparelhos. Mas, com a derrota do Brasil da Copa do Mundo, o mercado agora prevê em torno de 10,5 milhões de unidades.
      No primeiro semestre, foram comercializados 6,5 milhões, um volume superior ao vendido anualmente em 1998 e 2003. "Estamos muito confiantes com o desempenho do Natal", afirma Junqueira, que iniciou em abril a produção em Manaus (AM) de monitores de LCD, com a contratação de 350 trabalhadores para essa linha. A expectativa é abrir mais 150 vagas até o fim do ano. A empresa encomendou para o Natal um volume de componentes entre 60% e 70% maior do que em 2009.
      A Zona Franca de Manaus (AM), onde está concentrada a produção de TVs, encerrou o primeiro semestre com faturamento recorde de US$ 15,955 bilhões. O acréscimo foi de 40,89% em relação ao primeiro semestre de 2009, segundo a Suframa. "Baseado nas estatísticas de produção e no faturamento do primeiro semestre deste ano, a perspectiva é que no Natal e na virada do ano estaremos comemorando novos recordes, superando os resultados de 2008, quando o faturamento atingiu US$ 30,1 bilhões", diz Oldemar Ianck, superintendente adjunto de projetos da Suframa.
Fonte: O Estado de S.Paulo - Home Theater

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