TV paga aposta na convergência



Aumento da oferta de conteúdos HD e integração com a internet foram destaques da ABTA 2010 
Comemorando o recorde de assinaturas vendidas em sua História, o setor de TV paga realizou na semana passada, em São Paulo, a ABTA 2010, congresso e feira da Associação Brasileira de TV por Assinatura, mostrando as principais tendências do segmento. A integração entre TV e computador, o acesso a conteúdos pagos via web e o aumento na oferta de programas em alta definição foram alguns dos destaques do evento.
     “Já atingimos cerca de 30 milhões de espectadores”, comemorou o presidente da ABTA, Alexandre Annenberg, na abertura do encontro, referindo-se aos dados divulgados pouco antes pela Anatel, de que o País chegou a junho último com 8,4 milhões de assinantes. Em seis meses, a base ganhou cerca de 1 milhão de novos domicílios conectados a algum serviço de TV paga, mesmo número conquistado em todo o ano de 2009. O crescimento acumulado no semestre é de 12,7%.
           Segundo a maioria dos empresários do setor, a tendência é de que esse crescimento continue nos próximos meses, principalmente com a oferta de novos serviços e de mais canais em HD. Durante o evento, Net é ViaEmbratel, por exemplo, anunciaram a ampliação do número de canais que transmitem 24 horas por dia em alta definição. “Procuramos treinar nossos melhores prestadores de serviço nas grandes cidades para atender os clientes de pacotes HD”, afirma Antonio João, diretor da Embratel. “São assinantes diferenciados e que, em breve, poderão aproveitar as novas atualizações do decoder.”
     Da grandes operadoras, somente a Sky não participou da ABTA 2010. As demais aproveitaram o evento para mostrar serviços como a integração entre receptor de TV paga e iPad, caso da Net. Com o novo aplicativo, desenvolvido em parceria com a Cisco, o assinante vai poder acessar o Guia de Programação na tela touchscreen do tablet da Apple, além de adquirir conteúdo on demand para ser visto no TV ou no próprio iPad (veja aqui uma demonstração).
     Na mesma linha, o serviço On Video, lançado pela Telefônica, oferece ao assinante um acessório com várias funções de computador, como navegação pela web e acesso a redes WiFi. Pagando R$ 19,90 mensais, o usuário terá ainda acesso a uma locadora virtual com mais de 2.000 filmes (assista).

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