Philips volta a investir no 3D sem óculos

 Depois de anunciar, no ano passado, que havia desistido de desenvolver a tecnologia de reprodução  de imagens 3D sem o uso de óculos especiais, a Philips está surpreendendo na IFA 2010. Através de parceria com uma pequena empresa holandesa, a gigante da tecnologia começou a exibir nesta quinta-feira um TV de 52" (foto) que consegue imagens tridimensionais sem qualquer artifício aparente.
O modelo que está sendo demonstrado é um LCD-LED que utiliza a tecnologia lenticular sobre a tela convencional. Uma camada especial feita de centenas de pequenas lentes é que cria para os olhos a ilusão da terceira dimensão. Segundo Maarten Tobias, diretor da empresa que desenvolveu o protótipo, para se obter o efeito é necessário que a imagem seja gravada em resolução 4K, equivalente a quatro vezes a de um Blu-ray. "A tela lenticular divide a imagem várias vezes para produzir o efeito de profundidade", diz Tobias.
Curiosamente, ele é um ex-funcionário da Philips. Dois anos atrás, quando o grupo decidiu não investir mais no projeto 3D sem óculos, Tobias uniu-se a alguns colegas que saíram da empresa e fundaram a Dimenco. Segundo ele, porém, o produto é incompatível com as atuais tecnologias de reprodução em 3D; não pode funcionar com Blu-ray, por exemplo. "Isso só deverá acontecer daqui a uns quatro ou cinco anos", prevê. 
 
De qualquer modo, ainda antes do final deste ano o aparelho estará disponível para aplicações comerciais e deverá ser comercializado pela Philips. Preço estimado: 5 mil dólares.

Por ORLANDO BARROZO, enviado especial a Berlim - Fonte Revista Home Theater

Comentários