Alta definição e 3D "transformam" cerâmica em outros materiais


Cersaie 2010: tecnologia de impressão digital em alta definição e em 3D se consolida entre revestimentos cerâmicos



Renato Faria
A Cersaie 2010 acontece em Bolonha, Itália, até este sábado (02). Muitos stands, incluindo os brasileiros, já destacam as tecnologias HD (High Definition) e 3D para promover seus produtos.
As imagens em alta definição e tridimensionais já invadiram o cinema, a TV e os videogames, e agora começam a se consolidar entre os revestimentos cerâmicos. A tendência se consolida entre os produtos expostos na Cersaie 2010, que acontece em Bolonha, na Itália, até este sábado (02). Muitos stands, incluindo os brasileiros, já destacam as tecnologias HD (High Definition) e 3D para promover seus produtos.

O processo de fabricação vem passando, nos últimos três anos, por uma mudança sensível. Atualmente é possível reproduzir com alta fidelidade, a partir de fotos em altíssima resolução, texturas de rochas, madeiras, tecidos e outros produtos naturais.
Essas imagens são transferidas para a superfície das peças por impressoras de tinta. "Em uma comparação simples, é um processo semelhante ao de gráficas que imprimem revistas e jornais", explica Lauro Andrade Filho, diretor da feira brasileira Revestir, que visita a Cersaie. Para a consultora de tendências Ruth Fingerhut, trata-se de um grande avanço na tecnologia de impressão dos revestimentos cerâmicos. "Originalmente, o acabamento era feito com tela serigráfica, que evoluiu para o rolo serigráfico. Ainda assim havia uma grande repetição de padrões entre as peças", explica. "Depois, veio o rolo siliconado, que oferecia mais opções. Mas hoje a tecnologia HD oferece uma gama de opções muito maior". O resultado são padrões que quase nunca se repetem: é como se cada piso ou azulejo fosse uma peça de um quebra-cabeça de dimensões muito grandes.

Renato Faria
É possível reproduzir com alta fidelidade texturas de rochas, madeiras, tecidos e outros produtos naturais, a partir de fotos em altíssima resolução - essas imagens são transferidas para a superfície das peças por impressoras de tinta


A "ilusão de ótica" é potencializada pelas superfícies em relevo das peças, que permitem criar texturas como sisal, côco, juta, quartzo. "Hoje, as pessoas têm à disposição produtos com a praticidade de limpeza e manutenção dos revestimentos cerâmicos e a estética de outros materiais", afirma a consultora de tendências Ruth Fingerhut.
Renato Faria
A "ilusão de ótica" é potencializada pelas superfícies em relevo das peças, que permitem criar texturas como sisal, côco, juta, quartzo


Fonte : Pini Web
Renato Faria, de Bolonha

Comentários