TV paga continua em expansão




Agosto bateu novo recorde na venda de assinaturas, indicando que 2010 será  o melhor ano da História
     Pelo oitavo mês consecutivo, o setor de TV por assinatura bateu recorde de vendas em agosto. Segundo os dados atualizados da Anatel, o número de assinantes de no Brasil atingiu a marca histórica de 8.849.068 domicílios, o que representa crescimento de 18,4% sobre as vendas de todo o ano de 2009.
      Segundo a Anatel, foram 248.879 novos assinantes em agosto, uma expansão de 2,9% sobre julho, considerando os três sistemas atualmente utilizados no País: cabo, satélite e MMDS. Em agosto do ano passado, as vendas somaram 103.598, ou seja, bem menos que a metade do registrado agora. O levantamento mostra também que continua aumentando a proporção dos assinantes que preferem o sistema de TV via satélite (DTH) em relação ao cabo. Em janeiro, esse segmento representava 37,4% de todos os assinantes; em agosto, saltou para 42,8% (veja também o hot site TV por Assinatura).
      Entre as causas apontadas para esse crescimento, além do aumento do poder de compra da classe média os especialistas apontam a maior oferta de serviços por parte das operadoras e a maior concorrência entre elas. Uma das que mais se expandindo é a Embratel, que tem perspectiva de chegar a 1 milhão de assinantes até o final do ano. Net e Sky também vêm inovando, inclusive com o aumento da oferta de canais HD.
      Também a Telefonica está de olho nesse segmento. Além de sua operação conjunta com a TVA, a empresa acaba de criar o serviço On-Video, que permite acesso à internet pelo TV usando o modem do assinante. Este paga mensalidade de R$ 19,90 para poder alugar filmes para download, por R$ 3,90 cada. Os parceiros da operadora por enquanto são a Livraria Saraiva e o Portal Terra. "O aparelho também funciona como media center", diz Benedito Fayan, diretor de Inovação da Telefônica. "O assinante busca conteúdo digital - como vídeo, fotos e música - nos PCs da casa, para exibi-lo na televisão". (assista 
aqui a um vídeo com a demonstração do serviço).
FONTES: O Estado de S.Paulo/Tela Viva/Home Theater 

Comentários