Operadoras batem recorde na venda de assinaturas e mostram avanços tecnológicos
Com uma sucessão impressionante de recordes na venda de assinaturas, o segmento de TV paga no Brasil está em pleno processo de transição tecnológica. Praticamente todas as operadoras estão ampliando seus serviços, não apenas para conquistar novos assinantes, mas para fidelizar os atuais.
No evento Futurecom, realizado esta semana em São Paulo, várias delas exibiram algumas dessas inovações. A Telefônica, por exemplo, anunciou que está montando uma unidade dedicada à inovação tecnológica, cujos primeiros trabalhos deverão estrear em 2011 (veja este vídeo). Mas já investe pesado em automação residencial, em parceria com a Disac, distribuidora no Brasil da marca americana Control4. “Nosso foco principal são as incorporadoras, que estão enxergando na automação um interessante diferencial para ampliar suas vendas”, afirma Benedito Luis Fayan, diretor de inovação da Telefônica.
Segundo Fayan, através de seu serviço At Home, a operadora está envolvida em mais de 2 mil projetos residenciais, em São Paulo e no Rio de Janeiro. São cerca de 30 condomínios de alto padrão, cujos proprietários receberão as chaves em 2011 e já poderão usufruir de sistemas eletrônicos integrados. Os condomínios estão sendo construídos pelas incorporadoras Even e Brookfield.
Por seu lado, a Net - maior operadora de TV por assinatura do País, que acaba de ser adquirida pela Embratel - aposta na oferta de serviços diversificados ao assinante. Em breve, promete lançar o sistema VoD (Video-on-Demand), pelo qual o usuário pode solicitar conteúdos específicos - como filmes, shows e eventos especiais - para assistir no horário que lhe for mais conveniente. A própria Telefônica iniciou no mês passado sua "locadora virtual", que oferece filmes em resolução SD através da rede de banda larga.
A operadora espanhola - que recentemente adquiriu o controle da Vivo - planeja investir alto no Brasil a partir de agora, segundo seu presidente Antonio Carlos Valente. "Hoje, temos condições de instalar fibra óptica na casa do usuário em escala industrial", diz ele. Segundo Valente, já são mais de 400 mil residências conectadas principalmente na cidade de São Paulo. "Temos 200 equipes instalando milhares de casas por mês, permitindo que o tempo de atendimento a um cliente seja substancialmente reduzido".
FONTES: Tela Viva e Home Theater
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