Globo vende participação na Sky para DirecTV

A Globopar, empresa de participações do grupo Globo, e a americana DirecTV anunciaram nesta quinta-feira um acordo pelo qual a empresa brasileira cede a maior parte de suas ações no controle da operadora Sky no Brasil. A Globo, que detinha 25,9% das ações, fica com apenas 7% - a DirecTV passa a ter 93% da Sky, o que lhe garante controle total sobre a operação brasileira.

Pelo acordo, a Globo tem até 2014 para vender o restante de sua participação. O grupo brasileiro receberá pelo negócio um total de US$ 604,8 milhões, parte em dinheiro, parte em ações. O acordo também prevê que a Globo continuará sendo a fornecedora preferencial de conteúdo à Sky, através das emissoras da rede Globosat. O valor pago indica que a DirecTV avaliou a Sky do Brasil em US$ 3,2 bilhões. Com 2,3 milhões de assinantes registrados até setembro último, a operadora lidera o setor de TV por assinatura via satélite (DTH).
O negócio, que já era esperado pelo mercado, confirma a opção da Globo de se concentrar no negócio de programação e produção de conteúdo e abandonar aos poucos o setor de distribuição. Em outubro, o grupo vendeu sua participação da operadora de TV a cabo Net para o America Móvil, grupo mexicano que já detém o controle da Embratel e da Claro. Com a provável alteração na legislação, que autoriza a entrada das teles no mercado, é quase certo que a TV por assinatura deve passar por grandes alterações no Brasil nos próximos anos.
Mais informações sobre esse mercado estão no hot site TV por Assinatura.
FONTES: Tela Viva e Telebrasil

Comentários