Mercado de games ganha acessórios

Sony e Microsoft colocam no mercado novos controles para dar mais dinamismo aos jogos

Kinect e Move são os nomes das novas atrações do mercado brasileiro de videogames neste final de ano. São, respectivamente, os controles interativos lançados pela Microsoft (para usuários do console Xbox 360) e pela Sony (para PlayStation 3), que permitem jogar apenas com os movimentos do corpo. Ambos chegam para concorrer com o Nintendo Wii, primeiro videogame desse tipo.

A principal diferença é que, ao contrário do Wii, os aparelhos da Sony e da Microsoft reproduzem imagens de alta definição. O kit Move, da Sony, é bem semelhante ao da Nintendo, incluindo um controle e a câmera PlayStation Eye. Já o sensor de movimento Kinect tem a vantagem de poder ser usado com qualquer console Xbox já lançado no Brasil. Junto com essa novidade, a Microsoft inaugurou no País o serviço Xbox Live, uma rede mundial para usuários do console.

Ainda muito afetado pela pirataria, o segmento de videogames entra assim numa nova fase. Para os fabricantes, a adoção de recursos mais avançados é uma forma de combater o mercado informal, já que nem todas essas inovações estão disponíveis nas versões piratas. O único problema continua sendo o preço, que acaba sendo muito mais alto devido à carga tributária imposta no País.

“Não temos condição de vender um PS3 aqui por menos de 2 mil reais”, diz Anderson Gracias, gerente da divisão PlayStation da Sony Brasil. Segundo ele, a taxação chega a 167% do valor do produto, somando-se às despesas de frete e demais componentes do chamado “Custo Brasil”.

FONTES: IDG Now! e Planet Tech

Comentários