Estatísticas internacionais mostram reação da tecnologia diante do crescimento do LCD
Embora com menor quantidade de produtos no mercado, os TVs de plasma parecem estar reagindo diante do crescimento de seu maior rival, o LCD, nos últimos anos. A mais recente pesquisa do gênero, divulgada na semana passada pela empresa americana Quixel Research, revela que foram vendidos 3,6 milhões de TVs de plasma nos EUA no terceiro trimestre de 2010 (julho a setembro). Esse número representa um aumento de 15% sobre as vendas do ano passado. Já o faturamento dos fabricantes com TVs LCD caiu 10% no mesmo período.
O levantamento considera somente TVs de tela grande (acima de 40"), já que não são produzidos plasmas menores. Na disputa pelo segmento de telas maiores, essa tecnologia continua levando vantagem, principalmente devido ao efeito dos formadores de opinião, cuja maioria aponta o plasma como superior ao LCD. Nessa faixa de mercado, os preços são mais altos, assim como as margens de lucro de fabricantes e revendedores.
Foi o segundo trimestre consecutivo em que a venda de plasmas superou a de LCDs, fato que não acontecia desde 2006. Com isso, a divisão de mercado entre as duas tecnologias também está se alterando: em 2008, 73% das vendas referiam-se a LCDs, contra apenas 27% de plasmas; hoje, a proporção é de 69% a 31%.
Independente da tecnologia, os países emergentes continuam respondendo pela maior fatia do crescimento na venda de televisores. Embora não haja estatísticas oficiais, o Brasil é hoje, ao lado da China e da Índia, o território onde a procura é maior. Para este final de ano, os fabricantes continuam fazendo lançamentos. No início de novembro, a Samsung anunciou o maior TV do País: um LED-LCD 3D de 65 polegadas; pouco tempo atrás, a empresa havia lançado o maior plasma, de 63".
Nessa disputa, a Philips está colocando ainda este mês nas lojas a versão 3D de seu badalado TV Cinema 21x9, o único que tem tela na mesma proporção do cinema. O aparelho, de 58", utiliza a tecnologia Full-LED no painel de backlight e está sendo lançado no Brasil simultaneamente com o mercado europeu. Por sua vez, a Panasonic - principal defensora do plasma - acaba de entrar no segmento de LED-LCD, com três modelos: 32", 37" e 42".
No Japão, a empresa acaba de iniciar a comercialização de um plasma de 103", cujo preço sugerido é o equivalente a US$ 100.000 (em breve, chega ao mercado asiático o maior plasma do mundo, de 152", com valor estimado em US$ 300.000 - assista aqui ao vídeo). Também está chegando às lojas brasileiras o novo TV 3D da LG, de 42" (veja o vídeo).
Fontes: Twice e HOME THEATER & CASA DIGITAL
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