3D como funciona


Para se obter imagens em três dimensões, é necessário “enganar” o cérebro humano. Um TV 3D exibe, na verdade, duas imagens simultâneas – ou “quase” simultâneas: uma destinada ao olho
esquerdo e ou
tra ao olho direito. Uma pequena diferença de tempo entre ambas cria no cérebro a ilusão da profundidade, característica das imagens reais a que os olhos estão acostumados. O processamento do sinal é feito em altíssima velocidade, alternando os quadros que formam a imagem, de tal forma que o cérebro não percebe que está sendo enganado.

A TECNOLOGIA HOLOGRÁFICA

Imagine jogar videogame e um monstro com quem você está brigando s

altar para fora da tela. Essa é a promessa da tecnologia desenvolvida pela empresa alemã SeeReal, que mostrou um protótipo da maior tela holográfica jamais construída, segundo a revista NewScientist. O sistema da SeeReal gera imagens holográficas tridimensionais de vídeo que apenas você pode ver.



Os hologramas, segundo a revista, recriam

toda a luz que vem de um objeto se você está de frente para ele. Uma superfície, ou tela, refrata o br

ilho da luz e gera ondas, que interferem umas nas outras para criar o efeito tridimensional. É necessário grande poder computacional para calcular como a luz deve refratar para criar um holograma visível de qualquer ângulo. A novidade do protótipo da SeeReal é que ele consegue fazer esse cálculo simples o suficiente para ser realizado por qualquer computador, explica a revista NewScientist. Veja aqui como funciona.

Para atingir qualidade de imagem 3D em tempo real, de forma realista e confortável para os olhos, a técnica da holografia é a mais eficiente. As imagens transmitidas aos olhos devem ser reduzidas ao essencial. Toda informação desnecessária é eliminada, pois seu processamento torna o processo mais lento e degrada a qualidade da imagem. Em lugar de aumentar a resolução, esta é reduzida; com isso, diminuem também os ângulos de difração (é o que se chama Viewing Window Technology). A vantagem é que assim consegue-se aumentar bastante a área de projeção: para uma tela de 40”, trabalha-se com pixels na faixa de 25 a 50 microns, o que hoje pode ser considerado estado da arte.

3D NA WEB

Parece sonho futurista, mas nunca esteve tão perto de se tornar realidade: conteúdos 3D baixados da internet direto para a tela do seu computador! A promessa é da empresa americana Sonic Solutions, um das mais criativas e avançadas quando se trata de criar conteúdos online. Para quem não se lembra, a Sonic foi quem lançou o Roxio, um dos softwares de gravação mais populares da web. Agora, a idéia é usar seu serviço CinemaNow de download de filmes para introduzir aplicativos 3D. Como funcionaria? Bem, para começar a Sonic se juntou à Nvidia, hoje a número 1 em processadores de vídeo.

Ambas estão desenvolvendo uma plataforma 3D que, se tudo der certo, será aberta a desenvolvedores de conteúdo para espalhar o conceito pelo mundo afora. O usuário terá que comprar um computador com decoder 3D, que a Sonic irá comercializar, e ligá-lo a um monitor também 3D (Samsung e Viewsonic já lançaram nos EUA). Mas a empresa negocia com Samsung e Mitsubishi a instalação do software também em TVs e players Blu-ray, o que dispensaria o uso do computador. Ah! E esqueça aqueles ridículos óculos coloridos usados para ver imagens em 3D. Um dos atrativos do novo software, segundo o presidente da Sonic, David Habiger, é ser facilmente entendido e adotado pelos usuários.


Fonte : Home Theater

Comentários