As dicas da THX para ajuste de home theater 3D


A revolução do 3D já começou e é empolgante, mas também levanta uma série de questões entre os profissionais de equipamentos eletrônicos, a respeito dos ajustes para salas de home theater e da calibragem dos aparelhos. Na THX, estamos trabalhando com nossos parceiros da área de displays - e também com o Consórcio 3D@Home e outras entidades normatizadoras - para educar tanto os profissionais da indústria quanto os consumidores sobre a melhor forma de criar uma experiência 3D de alta qualidade. Três aspectos principais precisam ser otimizados para se chegar uma experiência agradável em 3D: a qualidade do conteúdo, o display e a sala propriamente dita. Você, que é instalador, não tem muito controle sobre o conteúdo, a menos que estejapensando em produzir seu próprio filme em 3D. Mas pode influenciar na qualidade do display ou do projetor 3D de seu ciente, além do ajuste correto da sala e da calibragem.

Ao escolher um display, tome como ponto de partida a

melhor performance possível com imagens 2D. Depois, verifique se o aparelho tem alta luminosidade. Na reprodução de conteúdos 3D, é importante que o TV ofereça baixo nível de crosstalk (a interferência entre os sinais esquerdo e direito) e seja capaz de sincronizar os óculos de modo confiável - estes devem ter a mesma cor e densidade nas lentes direita e esquerda. Os displays certificados pela THX apresentam todas essas características.

Ao calibrar o display, faça todas as medições usando as lentes do próprio óculos 3D, que um elemento crucial para o desempenho do sistema. Para o posicionamento do display, a THX recomenda um ângulo horizontal entre 36 e 50 graus, em relação à posição central de visualização. Para telas 16:9, caso a distância do sofá seja de 2m70, por exemplo, o tamanho da tela deve ser de 65 a 100 polegadas. Em geral, para assistir a imagens tridimensionais, telas maiores exigem distâncias maiores, para reduzir a fadiga visual.

Seja com TV ou tela de projeção, é interessante manter estreita a área de visualização, evitando que as pessoas sentem-se muito nas laterais da sala. Por que? Toda filmagem em 3D é feita com a câmera de frente para a imagem. Dessa forma, obtém-se melhor visualização também numa posição frontal; posições laterais resultam em imagens menos naturais. Além disso, sabe-se que alguns displays LCD e telas de projeção deterioram significativamente a imagem quando vista de lado.

Outro detalhe importante é a iluminação da sala. As imagens 3D têm apenas 20% a 30% do brilho das convencionais (2D). Deve-se evitar elementos que distraiam a atenção do espectador, como luzes e objetos reflexivos próximo à tela; reflexos de luz incidindo sobre a tela; objetivos muito coloridos e/ou brilhantes; paredes iluminadas e tudo que esteja no campo de visão do usuário. Com menos distrações, é mais fácil "enganar o cérebro" para ser envolvido pela simulação 3D.

Embora seja fácil criar um efeito 3D, recriá-lo no ambiente doméstico não é - a menos que você otimize o rendimento do display e as condições da sala. Observando esses aspectos, você conseguirá produzir o envolvimento e o relaxamento ideais numa boa experiência 3D.

por John Dahl*

*O autor é diretor da divisão de certificação de vídeo da THX, empresa pertence à Lucasfilm Inc. (c) ELECTRONIC HOUSE


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