Já explicamos como o 3D funciona
Mas você vê todas as imagens ao mesmo tempo? Não ficaria só uma imagem embaçada? Não: a tela tem uma barreira paralaxe – uma espécie de peneira, que faz apenas a imagem correta chegar a cada um dos seus olhos. É este truque que dá a sensação de profundidade na imagem: você vê mais de uma imagem ao mesmo tempo sem precisar de óculos; e como elas estão em perspectivas levemente diferentes, surge o efeito 3D. A tela da Toshiba ainda controla a emissão de luz nas partes esquerda, direita e central da tela para um ângulo de visão maior.
Como a técnica para criar o efeito 3D é diferente, o resultado também é. Nas telas com 3D ativo (que requer óculos), a imagem “salta” da tela; nas TVs da Toshiba com 3D passivo (sem óculos), a imagem não salta – ela ganhaprofundidade. Essa é basicamente a diferença entre as duas tecnologias: em uma, o ganho maior é para fora da tela; aqui o plano de fundo ganha profundidade. Isso fica mais claro na imagem acima: o coral no fundo do aquário parece mesmo estar atrás dos peixes. Os cardumes não pulam na sua cara, mas parece que você pode entrar no aquário.
O efeito 3D passivo parece funcionar bem melhor em telas menores: na tela de 20 polegadas acima, você pode ficar em qualquer posição e não perde o efeito 3D; e a pixelização é bem menos perceptível. A Toshiba já lançou em abril, no Japão, a REGZA GL1, com telas de 12 e 20 polegadas. Parece ser a solução para o sistema: telas menores, liberdade de movimentação e pixels no lugar. Esqueça as grandes TVs.
Mesmo assim, os aparelhos Glasses-Free 3D TV exibidos na CES tinham 56 e 65 polegadas, e sua disponibilidade fora do Japão deve ser anunciada ainda este ano. Claro, a Toshiba também tem TVs 3D que usam óculos: na CES, ela anunciou os modelos da TL515 Series, aparelhos mid-end com painel 1080p e taxa de atulização de 240Hz, indo de 32 a 65 polegadas. Elas devem ser lançadas em março nos EUA. Além disso, foi anunciada a linha high-end UL610 Cinema Series, com modelos Full HD 3D (1080p), taxa de atualização de 480Hz e tamanhos de 46” a 65”, que devem ser lançados a partir de abril.
Laptop 3D
A Toshiba também demonstrou um laptop Qosmio com tela 3D que não requer óculos. O laptop ainda é um protótipo, e deve estar disponível ainda este ano; ele é voltado para PC gamers – provavelmente terá processador Core i5 ou i7 – e sua tela funciona de forma levemente diferente das TVs. Sim, ainda há a renderização de imagens em paralaxe, mas ele tem um rastreador que detecta onde está o usuário à sua frente. Dependendo da sua posição, ele altera a imagem para melhor visualização; se ele não detectar ninguém na frente do laptop, ele desliga o 3D e exibe a imagem em 2D. Imaginamos que seja algo próximo à solução que a Nintendo criou para o 3DS. Dá pra reparar na mudança do 3D para o 2D no vídeo abaixo:
Segundo o representante, para obter as imagens em 3D no laptop, é necessário ter conteúdo em 3D (filmes, jogos) – aparentemente ainda não há conversão de 2D para 3D – e a renderização é feita por hardware e software. Com o rastreamento do ususário, resolve-se em parte o problema de mudar de perspectiva; mas a imagem em 3D (e mesmo em 2D) segue pixelada. O laptop só exibia um vídeo precarregado pela Toshiba, então não pudemos verificar se o Windows fica pixelado nesta tela.
O laptop, como dissemos, ainda é um protótipo, mas pode chegar ao mercado ainda este ano. [Toshiba; imagem por HighTech EDGE]
Por Felipe Ventura / GIZMODO Brasil
Comentários
Postar um comentário