A Vivo lançou um serviço que converte os recados de voz deixados na caixa postal do celular em mensagens de texto. A vantagem disso é que deixa de ser necessário acessar a caixa postal para ouvir os áudios, algo que muitos usuários esquecem ou não gostam de fazer.
O GLOBO testou o serviço, lançado na semana passada, por três dias. Essa é a primeira ferramenta do tipo a ser oferecida pelas operadoras no Brasil.
Com tecnologia fornecida pela empresa americana Nuance, o Vivo Torpedo Recado transforma as mensagens de voz em textos de até 388 caracteres. A capacidade é suficiente para um recado de mais ou menos 50 segundos.
Caso o áudio exceda o limite, o usuário poderá ouví-lo do jeito tradicional sem custos adicionais. O serviço custa R$ 3,90 mensais, sendo o primeiro mês gratuito.
No teste feito, o serviço apresentou desempenho de conversão excepcional. Pouquíssimas palavras divergiram do que foi dito. Quando o software ficou em dúvida sobre algum termo, ele veio na mensagem acompanhado de um sinal de interrogação.
Ruídos externos também não foram obstáculos para a conversão. Quando a reportagem deixou um recado falando próximo a um aparelho de som em alto volume, a transcrição foi exata.
O sistema foi capaz de converter mesmo áudios emitidos por aparelhos eletrônicos. O som de um comercial de TV, por exemplo, chegou na íntegra em formato de texto ao celular sem qualquer erro.
Nomes de pessoas também foram bem interpretados pelo software. O sistema só parece não entender línguas diferentes do português. Nomes em inglês, por exemplo, resultaram em termos estranhos na transcrição.
O que talvez incomode alguns usuários é o tempo que os SMSs com os recados demoram para chegar. Os áudios curtos são convertidos em menos de dois minutos, mas algumas mensagens mais longas foram recebidas após dez minutos.
A Vivo não divulgou quanto está investindo nesse novo produto nem o número de usuários que espera atrair. Por meio de sua assessoria de imprensa, a operadora informou, sem dar detalhes, que planeja acrescentar funcionalidades ao Vivo Torpedo Recado.
Fonte :O GLOBO
Comentários
Postar um comentário