Há poucos dias, a Apple alegou que a Samsung estava a violar propriedade intelectual em questões que iam do aspecto exterior à interface dos aparelhos da linha Galaxy, onde se integram um tablet já no mercado, dois que se preparam para chegar e vários smartphones.
A Samsung alega agora que a Apple violou dez patentes no que diz respeito a tecnologia relacionada com dispositivos móveis e exige ser indemnizada. As batalhas de patentes são o equivalente tecnológico da Guerra Fria e as grandes empresas de tecnologia processam-se e contra-processam-se com frequência.
Neste caso, porém, a disputa pode vir a ter grandes consequências para ambas as companhias: a Samsung é um dos grandes fornecedores de componentes para o iPad e o iPhone. Por um lado, a Apple tem tido dificuldades em produzir iPads para responder à procura e encontrar outro fornecedor da dimensão da Samsung é uma tarefa complexa; por outro, a Apple é um dos importantes clientes da Samsung.
A Samsung foi a única empresa a produzir um tablet – o Galaxy Tab de sete polegadas – que, em 2010, quando foi apresentado o primeiro iPad, conseguiu fazer alguma sombra ao aparelho da Apple.
Os telemóveis da Samsung também têm sido bem sucedidos no mercado. Estão equipados com o sistema Android, o principal concorrente do sistema da Apple e que já é o mais usado por utilizadores de smartphones.
Em Portugal, dados da analista de mercado IDC estimam que a Samsung tinha, em finais de 2010, 10 por cento de quota de mercado de smartphones, ligeiramente atrás dos 12 por cento da Apple. O líder era a Nokia, que, porém, está a perder terreno neste sector e que decidiu, por isso, adoptar o sistema Windows Phone 7, da Microsoft.
Fonte : Publico
Comentários
Postar um comentário