A Sony emitiu um alerta aos usuários da PlayStation Network informando que suas informações pessoais, incluindo números de cartão de crédito, podem ter sido roubadas. A empresa disse que os dados podem ter ido parar nas mãos de "pessoas não autorizadas," após um ataque no serviço online.
O acesso à PSN foi suspenso na última quarta-feira, mas só agora a Sony revelou detalhes do que aconteceu. A empresa ainda disse aos usuários para terem cuidado com tentativas de golpe por e-mail e telefone.
"Nós descobrimos que entre 17 e 19 de abril de 2011, algumas informações de contas de usuários da PlayStation Network e Qriocity foram comprometidas devido a uma intrusão ilegal e não autorizada em nossa rede," disse Nick Caplin, chefe de comunicações da Sony para a Europa, em um comunicado postado no blog oficial do PlayStation.
O blog ainda lista quais informações que podem ter sido roubadas: nome, endereço (cidade, estado, código postal), país, e-mail, data de nascimento, e nomes de usuário e senha. A empresa também admite a possibilidade de que dados do perfil, incluindo histórico de compras, endereço de cobrança e pergunta e resposta de segurança, podem ter sido roubados.
A empresa ainda afirma na mesma postagem que, "apesar de não haver evidências de que dados de cartão de crédito foram roubados desta vez, nós não podemos excluir esta possibilidade." Caso o usuário tenha utilizado os dados de seu cartão de crédito na PSN ou Qriocity, o número e a data de validade do cartão podem ter sido roubados.
A Sony não deu informações sobre quantos usuários podem ter sido afetados, mas os serviços têm mais de 77 milhões de usuários em todo o mundo.
Usuários revoltados
Os usuários da PSN começaram a perceber que algo estava errado na última quarta-feira, 20 de abril, quando o serviço ficou indisponível. Nos dias que se seguiram, a Sony postou pequenos comunicados pedindo paciência enquanto a companhia investigava uma possível invasão.
O fato da empresa demorar uma semana para revelar que dados foram roubados tem despertado a ira de alguns jogadores. Comentando no blog da Sony, um usuário que se identifica como Tacotaskforce escreveu: "Vocês esperaram uma semana para nos contar que nossos dados pessoais estão comprometidos? Vocês deviam ter dito isso já na quinta-feira." Outro usuário, identificado como Sid4peeps, escreveu: "Esta notícia está 6 dias atrasada. Eu acho que é hora de mudar para a outra rede. Não há preocupação com os consumidores aqui."
Mesmo com o roubo dos dados, alguns usuários parecem felizes com o modo como a Sony está levando a questão. Um usuário identificado como Ejsponge61 escreveu: "Wow, isso é muita informação. Obrigado, isto é muito apreciado por todos nós, fãs do PlayStation."
Fonte : Adrenaline
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