Fabricantes tentam criar novo padrão de conexões

Reunidos esta semana na cidade de Genebra (Suíça), representantes dos principais fabricantes de equipamentos eletrônicos tentam chegar a um acordo sobre a criação de um novo padrão mundial de conexões, chamado G.hn. A ideia seria adotar um padrão aberto global, a ser seguido por toda a indústria e sem as implicações comerciais do HDMI, atualmente o mais usado.

A I.T.U. (União Internacional de Telecomunicações, na sigla em inglês) anunciou que irá patrocinar a implantação do G.hn por acreditar que é necessário unificar as conexões de uso doméstico para permitir a integração mais fácil entre aparelhos de áudio/vídeo, computadores, telefones e redes elétricas. No evento, que vai até quinta-feira e recebeu o nome de "PlugFest", estão presentes técnicos e executivos das principais entidades que tratam do assunto: HomeGrid Forum (que estuda a interoperabilidade entre aparelhos usados em redes),Broadband Forum (redes de banda larga); Universal Powerline Association (conexões de áudio, vídeo e dados a partir da rede elétrica); e HomePlug Alliance(redes de automação residencial), além da própria I.T.U.

O padrão G.hn, proposto pela primeira em 2008 pelo Laboratório de Interoperabilidade da Universidade de New Hampshire (EUA), é visto como o mais abrangente já apresentado até hoje. Nele, os chips embutidos nos conectores seriam padronizados, permitindo que todos os aparelhos fossem facilmente integrados, independentemente do tipo de cabo utilizado. Durante o PlugFest, estão sendo estudadas alternativas para essa integração, incluindo testes práticos de confiabilidade. "Estamos trabalhando de comum acordo com os principais fabricantes", disse o diretor de normas da I.T.U., Malcolm Johnson. "Se conseguirmos um consenso quanto aos chipsets, teremos dado um grande passo rumo à universalização dos conectores, o que irá beneficiar não só a indústria mas principalmente o consumidor".

FONTE: Yahoo News

Comentários