Kinect ganha reconhecimento facial

Além de servir para divertir jogadores, a ferramenta tem potencial para aplicativos comerciais como os voltados para segurança
Kinect representa processo de inovação crucial para a Microsoft

A Microsoft adicionou uma ferramenta ao Xbox Kinect que permite que o sistema “veja” as expressões faciais dos usuários e as projete dentro de um avatar, na tela, em tempo real.

A atualização, chamada de Avatar Kinect, será lançada entre agosto e setembro. Os usuários podem se reunir com amigos, familiares ou colegas, em forma de avatar, em qualquer um dos vários espaços cibernéticos pré-configurados e conseguir se comunicar um com o outro, não só através da voz e chat, mas com suas expressões faciais.

O gerente geral para o grupo Microsoft Startup Business, Erik Lang, afirmou que o desenvolvimento do Avatar Kinect utilizou várias divisões da empresa e deu "uma enorme quantidade de trabalho" dada a complexidade do desenvolvimento de algoritmos para capturar "a geometria de um olhar" e "a ciência de um sorriso."

Sem dúvida que a ferramenta será um grande sucesso entre os usuários, mas ela também mostra o quanto o trabalho da Microsoft em entretenimento digital poderá criar produtos que beneficiam os usuários corporativos. O reconhecimento facial tem implicações significativas para a segurança, telepresença, conferência de web e outras aplicações comerciais.

A Microsoft lançou recentemente um kit de desenvolvimento de software que permitirá que desenvolvedores criem aplicativos compatíveis com Kinect para Windows. O acordo de aquisição do Skype, por sua vez, é outro sinal de que ela quer oferecer serviços integrados de voz e recursos de vídeo como parte da experiência de computação do Windows.

Esse processo de inovação é crucial, já que a Microsoft pretende manter a plataforma competitiva em um momento em que tablets e outros dispositivos móveis inteligentes tomaram uma fatia de mercado dos PCs tradicionais.

Fonte : IT wbe

Comentários