Apple assina contrato com a Warner Music e EMI para vender música em streaming

Dois dos quatro grandes selos assinaram com a empresa, indicando mais um passo para o lançamento do iTunes em nuvem

Rumores sobre a assinaturas de contratos com gravadoras indicam que a Apple está para anunciar o serviço de música em streaming. Segundo o siteCnet, a empresa americana assinou acordos sobre licenças de comercialização de músicas em nuvem com duas das quatro maiores gravadoras do planeta: Warner Music em abril e EMI na semana passada.

Reprodução
Patente da Apple para serviço de música via streaming foi registrada no começo de 2009

Sony e Universal também já estariam negociando com a empresa liderada por Steve Jobs. A proximidade dos rumores com a conferência de desenvolvedores da Apple, que acontece no próximo mês, reforça a suspeita do anúncio do esperado iTunes em streaming. A Apple não comenta os boatos.

Não bastassem os rumores sobre os contratos, a Apple tambémregistrou uma patente para ativar um recurso de sincronia das músicas do iTunes com um servidor.

Amazon e Google já lançaram seus sistemas de música na rede. A gigante dos livros criou o Amazon Cloud Drive e o Google começará a oferecer oMusic. Coube à Apple, contudo, o primeiro contrato de licença com as gravadoras.

A Amazon diz que não precisa da autorização, pois os clientes já pagaram por elas quando baixaram as músicas para o computador. Apesar de o argumento não criar dúvidas legais, deixa as gravadoras em posição desconfortável. O Google, por sua vez, resolveu esperar a recepção do serviço para negociar com os grandes selos mundiais.

Ficou com a Apple a possibilidade de lançar um serviço com consentimento dos grandes selos e manter a relação conquistada ao longo dos anos de negociações pelo conteúdo musical da iTunes Store.

Fonte : Daniel Telles Marques, para o iG Tecnologia

Comentários