A boa reputação construída pela empresa japonesa Rotel em mais de 40 anos de existência faz com que seus produtos sejam reconhecidos no segmento high-end como sinônimos de alta performance. Depois de testar o receiver RSX-1550, é hora de avaliar o comportamento do processador surround RSP-1570 e do amplificador RMB-1575, da nova série 15, e saber o que essa dupla pode oferecer a ouvidos mais exigentes.
O cuidado da Rotel começa pela eficiente embalagem, que protege os robustos equipamentos, feitos em alumínio escovado e gabinete em aço rígido, como se fossem de cristal. Pelo menos no visual, o processador RSP-1570 pouco mudou em relação ao seu antecessor (RSP-1066), embora agora apresente cantos curvos em alumínio brilhante. O painel é dominado pelo grande display, controles de volume, graves e agudos, além de duas fileiras de pequenos botões destinados a escolha de fontes, modos de reprodução (2CH, DOLBY, DTS, DSP), MUTE e ZONE.
Já a linha de amplificadores foi totalmente redesenhada, a começar pela construção interna, que traz amplificação Classe D – mais leve e eficiente em termos de consumo versus potência – substituindo os parrudos transformadores toroidais. No painel frontal, os tradicionais dissipadores deram lugar a arestas de ar quente não muito elegantes. O contraponto é uma iluminação em azul que circunda o botão liga-desliga e dão um aspecto menos classudo aos powers. A Rotel também produz seus produtos na cor alumínio com cantos cromados.
CONEXÕES
Na parte traseira, ambos podem ser interligados por um fino cabo de conector P2 (contido na embalagem) em suas minúsculas tomadas trigger 12 volts. Com isso, o amplificador será automaticamente ativado quando ligar o processador.
No RSP-1570, encontramos uma infinidade de conectores de A/V que podem deixar usuários confusos até localizar o conjunto de saídas PRE OUT – usado na conexão com o amplificador multicanal. O fabricante colocou sete entradas digitais de áudio, oito para sinais estéreo analógicos e apenas quatro HDMI – número hoje considerado insuficiente para os variados tipos de fontes disponíveis. A solução: acoplar um bom seletor (ou switcher) com pelo menos quatro entradas e suprir, inclusive, a ausência de HDMI no painel frontal para ligar uma filmadora HD, por exemplo.
As interfaces HDMI do RSP-1570 são de versão 1.3a, porém com o chip atualizável para permitir o tráfego de sinal Full-HD em 3D. Essa atualização pode ser feita gratuitamente pelo próprio usuário, ao conectar o processador a um computador via porta RJ-45 e usando o software da Rotel, ou enviando o aparelho para o distribuidor da marca no Brasil.
Quem adquirir o processador da Rotel levará para casa também um controlador multiroom, vez que oferece três saídas ZONE pré-amplificadas para áudio e vídeo. Para tudo isso funcionar, basta adquirir um ou mais amplificadores e sonorizar os três ambientes com fontes distintas conectadas ao processador. O controle de reprodução nessas áreas pode ser feita através de sensores IR, que devem ser interligados aos respectivos conectores presentes no processador.
Já no amplificador, chamam atenção os resistentes e espaçados terminais de rosca cinco vias revestidos em acrílico, que possibilitam uma ligação mais ágil e com melhor qualidade dos cabos de caixa. E o controle universal da Rotel reúne funções Learning e Macro (sequência de comandos a partir de uma tecla), além de apresentar display LCD e teclas retroiluminadas.
AJUSTES
Como não possui recurso de calibragem inteligente, o RSP-1570 conta com ajustes manuais simples de serem feitos, graças ao menu de fácil navegação. Configuramos a frequência de corte de cada caixa com atenuação de 20Hz, alteramos os parâmetros para os processamentos Dolby, DTS, estéreo e modos DSP com incrementos de volume e, dependendo do filme, usamos a função CINEMA EQ (diminui o brilho nos agudos). Vimos ainda opções específicas de seleção de fontes e níveis fixos de volume para multiroom (ZONE). Esse processador realiza upconversion de todas as fontes de vídeo para 1080p a 60 quadros por segundo e preserva a velocidade original de 24qps dos filmes em Blu-ray.
AVALIAÇÃO
Para melhor desfrutar da potência de 250Wx5 do RMB-1575, decidimos trocar as caixas acústicas bookshelf, que normalmente usamos em nosso sistema com receivers, por caixas torre. Na tradicional Abertura 1812 de Tchaikovsky (SACD multicanal), acompanhamos o coro da orquestra de Cincinnati, os transientes e a emblemática sequência de tiros de canhões com um controle nas baixas frequências muito difícil de ser obtido por um receiver.
Na instrumental Fathead (CD Ray Charles presents David Newman) apreciamos a riqueza nos médios e agudos em cada nota de piano e sax (alto e tenor), ao mesmo tempo em que o baixo acústico tocava ao fundo como se os músicos estivessem em nossa sala. Ouvimos vocais completamente antagônicos, como Barry White e Nora Jones, mas que foram importantes para revelar a neutralidade de timbre do sistema da Rotel e contribuir para um palco sonoro ainda mais realista.
Para audição de trilhas de filmes, incluímos mais um amplificador estéreo da marca (RB-1562) e vimos nosso sistema ser ampliado em 7.1 canais. Em X-Men Origens: Wolverine sentimos o impacto da trilha DTS-HD Master Audio sobre todos os canais logo no quarto capítulo, onde acontece o confronto entre os mutantes e a milícia nigeriana. Além de sentir a força dos graves nas cenas de combate durante toda a trama, notamos com exatidão os diálogos claros em meio a recheada carga de efeitos sonoros e um detalhamento musical que só um sistema modular é capaz de proporcionar.
FICHA TÉCNICA
Processador Rotel RSP-1570
Entradas/saídas digitais: 4/1 HDMI v1.3a, 4/1 ópticas e 3/1 coaxiais
Entradas/saídas analógicas de áudio: 8/2 estéreo analógicas, entradas RCA 7.1, saídas pré-amplificadas RCA para 8.2 canais (2 centrais e 2 subwoofers) e 3 de multiroom
Entradas/saídas analógicas de vídeo: 3/1 componente, 3/3 S-Video, 3/3 composto e 3 saídas S-Video e composto para multiroom
Outras conexões: 4 entradas e 2 saídas de IR, 6 saídas de energia 12V e 1 RJ-45 para controle a partir de PC e atualização de software
Consumo de energia: 60W
Dimensões (L/A/P): 43/14/33cm
Peso: 9,6kg
Amplificador multicanal RMB-1575
Potência: 250Wx5 (20Hz–20kHz, com distorção harmônica total menor que 0.03% em 8 ohms)
Consumo de energia: 600W
Dimensões (L/A/P): 43/14/40cm
Peso: 11kg
Garantia: 1 ano
Preços: Sob consulta
Distribuição no Brasil: Som Maior
Site do fabricante: www.rotel.com
Comentários
Postar um comentário