Meio século depois da humanidade chegar ao espaço, uma câmera produziu as primeiras imagens em 3D ao vivo da Estação Espacial
Da Redação noticias@band.com.br
Necessário uso de óculos especiais azul/vermelho para visualização
A ESA (Agência Espacial Europeia, na sigla em inglês) divulgou um vídeo nesta quinta-feira contendo a transmissão 3D feita ao vivo direto do espaço.
No dia 6 de agosto, o astronauta da NASA Ron Garan operou a câmera ERB-2 (Binocular de Gravação Erasmus, na sigla em inglês), trazendo uma nova visão da Estação Espacial Internacional.
Ron Garan, engenheiro de Voo da Expedição 28 e blogueiro, configurou a câmera de aspecto futurista no laboratório europeu de Columbus. Não muito maior que uma caixa de sapatos, com alta definição óptica e eletrônica avançada, a ERB-2 é a segunda geração da família da ESA desenvolvida pela Cosine BV (Holanda) e Sistema de Techno (Itália).
Transmissão ao vivo em 3D
No Centro de Pesquisa Espacial e Tecnologia Europeu, na Holanda, os espectadores usavam óculos polarizados, semelhantes aos usados nos cinemas, e ficaram impressionados com a qualidade das imagens exibidas. As imagens 3D não só mudam a experiência de visualização como um todo, mas também podem ser usadas no apoio às operações científicas na Estação Espacial.
Esse teste era muito aguardado e provou que todos os sistemas e procedimentos estão prontos para serem utilizadas em futuras transmissões de eventos da ERB-2.
Além de transmitir imagens em tempo real para os programas ao vivo, o coordenador do estudo, Massimo Sabbatini, sonha com filmar as atividades extraveiculares. Suas ideias são usar a câmera para operações fora da Estação, como apoio às caminhadas espaciais dos astronautas ou outras operações. Segundo Sabbatini, a câmera faz com que o expectador se sinta no espaço junto dos astronautas.
Em breve os vídeos estarão disponíveis no canal do Youtube da ESA.
O astronauta europeu Paolo Nespoli já gravou sua vida a bordo da Estação, durante a missão MagISStra. Seu colega André Kuipers está sendo treinado para operar a câmera durante sua missão de seis meses à Estação em novembro deste ano.
Comentários
Postar um comentário