Sistema Compacto Bose


Há 47 anos, a americana Bose é vista como uma das marcas de caixas acústicas mais importantes do mundo. A fórmula de sucesso se deve ao desenvolvimento de sistemas de áudio compactos e caixas microsatélites de alto desempenho. As famosas “caixinhas” da Bose são, ao lado de modelos de embutir, as preferidas por arquitetos e decoradores, por não interferirem na decoração, tonando-se quase invisíveis no ambiente.
Lançado no início de 2011 com a mesma proposta, o Lifestyle V35 é uma solução completa de 5.1 canais, que reúne recursos, praticidade e o design arrojado característico dos sistemas da marca.
CUBO MÁGICO DE 11CM
Feitas em plástico rígido, as caixas microsatélites possuem dois minúsculos falantes Full-range, capazes de reproduzir altas e parte das médias frequências. As frontais e surround consistem em dois cubos, totalizando 11cm de altura. O conjunto de caixas pode ser encontrado nas cores branco e preto – como o modelo testado. Tanto as caixas frontais quanto as surround incluem o conceito Jewel Cube que, segundo o fabricante, envolve 40 tecnologias diferentes para resultar em um som preciso. Uma delas é o recurso Direct/Reflecting, o qual propicia ao usuário a opção de direcionar (por meio de rotação) um dos cubos para o centro da sala e outro para a parede lateral, a fim de criar uma maior sensação de envolvimento e volume.
INSTALAÇÃO
O V35 reúne diversos componentes. Ao desembalar os produtos, logo se vê um sistema intuitivo em sua concepção, porém, engana-se quem pensa que a instalação será tão rápida como num kit in-a-box. Levamos aproximadamente duas horas para deixar o sistema em funcionamento. Cada cabo de caixa tem um conector RCA, que deverá ser ligado ao subwoofer ativo bass-reflex, ou módulo de graves Acoustimass como denomina o fabricante.
Do subwoofer parte também um cabo proprietário para a central do sistema (ou console), cuja parte traseira é repleta de conexões. Entre as entradas, destacamos três HDMI, seis digitais de áudio e uma USB somente para fotos e atualização de firmware, que o fabricante pode disponibilizar em seu site – um pen drive de 2Gb está incluso entre os itens do produto. Um dock para reprodução e recarga de iPod acompanha o V35, que traz uma tomada exclusiva para esse acessório.
A Bose não poupou o painel frontal de conexões HDMI e USB ambas ocultas por uma porta. Foi difícil negar a decepção com o visual minimalista do console, mesmo com suas linhas curvas. Diferente do seu antecessor – o Lifestyle V-Class V30 – o novo aparelho não apresenta sequer um display, o que obriga o usuário a acompanhar as informações de reprodução e ajustes sempre através da tela do TV. Embora neste caso a função de amplificação para as caixas caiba ao subwoofer, o console atua como um receiver, por oferecer conexões, estágio de pré-amplificação, processadores e rádio FM.
CONTROLE DE LONGO ALCANCE
Versátil e bem acabado, o controle remoto universal e retroiluminado da Bose opera em radiofrequência. Isso significa maior comodidade para comandar o console a partir de outras áreas da residência. Nos testes conseguimos controlar volume, mudar estações FM e músicas guardadas no iPod (conectado ao dock), a mais de 10m de distância, incluindo paredes. Foi possível ainda acompanhar e trocar as faixas reproduzidas através do display LCD do controle.
AJUSTES INTELIGENTES
Após a instalação, basta ligar o console e iniciar o teste de funcionamento das caixas (test tone) antes de prosseguir com a calibragem de áudio Adaptiq, que regula o sistema de acordo com as características da sala. O diferencial dessa tecnologia é possibilidade de realizar ajustes sonoros para até cinco locais de audição na sala, com o objetivo de proporcionar desempenho satisfatório para toda a família durante as sessões de filme.
O microfone especial da Bose, que lembra fones de ouvido, é preciso ser inserido nas entradas estéreo no painel frontal. Em seguida, seguir passo-a-passo as informações mostradas na tela pelo console. Em menos de 10 minutos, o sistema já está totalmente pronto para a reprodução. Caso haja alguma insatisfação no som, pode-se optar pela compensação manual de graves, agudos, além de ganho de cada canal.
Mas havia mais configurações a fazer. Seguindo as informações apresentadas na tela, iniciamos uma programação básica de controle remoto com leitura (Learning) de infravermelho, recurso disponível para três equipamentos. Foi só direcionar o controle do TV para o sensor IR do console e pressionar as principais teclas, para que esse guardasse os códigos na memória. Dispensado o controle IR comum, ligamos um dos três cabos IR (já inclusos na embalagem) entre o console e o TV, para enfim operá-lo com o controle RF da Bose.
Todas as fontes de baixa definição conectadas ao console podem ser exibidas na tela com uma resolução virtual de 1080p, por isso, não há saídas analógicas de vídeo.
AVALIAÇÃO
Quem já ouviu um sistema Bose certamente se impressionou com a alta pressão sonora exercida através do seu conjunto de caixas microsatélites. Tanto no smooth jazz de Diana Krall (How Insentive) como no rock mais contagiante da banda INXS (Devil Inside), em 5CH estéreo, o Lifestyle V35 mostrou um vigor incrível para um sistema de caixas tão pequenas. Ao “abusar” do volume em 70%, algo impraticável para a maioria dos usuários desse sistema, não conseguimos relaxar devido à potência e ao som excessivamente brilhante em nossa sala de 20m.
Com a trilha em DTS-HD MA do ensaio de Michael Jackson, no BD This is It, fica fácil perceber o trabalho competente do subwoofer Acoustimass. A boa construção aliada ao projeto bass-reflex da caixa facilita a dispersão das baixas frequências por toda a sala, criando a ilusão de que os graves partem das caixas satélites. Chama a atenção também a atuação dos canais traseiros, que não chegou a gerar a ambiência desejada em surround, mas trouxe efeitos ricos em detalhes. No 10º capítulo de Tropa de Elite 2, onde ocorre grande confronto, ouve-se com exatidão o som de cartuchos de balas, gritos, além de todo o ruído ambiente trazendo grande percepção de realidade.
FICHA TÉCNICA
Modelo: conjunto Bose Lifestyle V35/
Console
Potência: NF*
Processadores: Dolby TrueHD, Digital Plus, DTS-HD (MA e HR)
Entradas/saídas de vídeo: 4/1 HDMI, 2 componente, 3 composto
Entradas/saídas de áudio: 3 ópticas, 3 coaxiais, 7 estéreo analógicas, 1 para dock (Bose) de iPod, 1 saída para fones de ouvido e 1 RF (antena FM)
Outras conexões: 2 USB, 1 IR, 1/1 Bose Link (integração com produtos da marca)
Consumo máximo: 20W
Dimensões (L/A/P): 42/7/23cm
Peso: 3,4kg
Caixas microsatélites
Dimensões (L/A/P): 5/11/8cm (f/s), 14/6/6cm (c)
Subwoofer
Consumo máximo: 350W
Dimensões (L/A/P): 20/33/55cm
Garantia: 1 ano
Distribuição: Disac
* A Bose não divulga especificações de potência e resposta de frequência dos seus sistemas.

Fonte : Revista Home Theater

Comentários