O conceito de Smart TVs, Tvs inteligentes que desempenham o papel de central de entretenimento de uma residência parece esatar chamando mais a atenção do consumidor do que os modelos compatíveis com sinais 3D. E, declaração no congresso da SET, Luis Bianchi, gerente de marketing de smart TV da Philips, disse que a previsão é que 20% dos televisores vendidos no Brasil em 2011 sejam das linhas inteligentes, o que deve significar pelo menos 2 milhões de novos smart TVs no mercado. Apenas 4% dos televisores que chegarão ao mercado este ano devem ser de tubo CRT.
O executivo da Philips aponta uma vantagem aos canais em disponibilizar seus conteúdos sob demanda, uma das características principais das Smart TVs. Ele apresentou uma pesquisa apontando que o video on demand alavanca a audiência da programação linear, ao invés de canibalizá-la. "O espectador acaba recuperando shows que já não acompanhava mais", disse.
Durante o mesmo congresso, o presidente do Forum SBTVD, Roberto Franco, disse que o sucesso da plataforma Smart não é uma ameaça para o DTVi, já que um não exclui o outro. Como se sabe, a interatividade (DTVi) foi um dos principais benefícios apontados pelo governo para a escolha do padrão de TV Digital no Brasil.
Franco também divulgou números relacionados ao mercado de conversores fixos e portáteis. Até o final de 2009 foram dois milhões de unidades vendidas. O acumulado de 2010 chegou a 6,6 milhões de unidades e a expectativa para 2011 é de 17 milhões de unidades. A produção de televisores com conversor integrado também cresce: em 2010, foram produzidos 6 milhões. A expectativa é fechar 2011 com 16 milhões e chegar a 28 milhões em 2012.
Fonte: Tela Viva e Planetech
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