China já supera Japão na produção de painéis LCD


Até o final de junho a China terá superado o Japão como terceiro maior produtor mundial de painéis de cristal líquido. É o que revela novo estudo da consultoria DisplaySearch, divulgado esta semana nos EUA. Embora ainda atrás de Coreia e Taiwan, os dois líderes mundiais no setor, os fabricantes chineses vêm aumentando expressivamente sua produção. Neste segundo trimestre de 2011, o país atinge a marca de 5,3% da produção mundial, contra 3,5% do Japão, afetado pelos terremotos e pelo tsunami de março último.
Por enquanto, Coreia e Taiwan somam juntos cerca de 90% dos painéis fabricados em todo o mundo - uma pequena fração é produzida na Europa. Mas, enquanto os fabricantes chineses não param de aumentar sua produção, os japoneses parecem decididos a sair do segmento. Segundo a DisplaySearch, atualmente apenas Sharp e Panasonic continuam produzindo esse tipo de componente, que é essencial na fabricação não apenas de televisores, mas também de projetores, monitores, tablets e celulares. Todos os demais gigantes japoneses, que já foram líderes de mercado, deixaram de fabricar painéis para telas grandes, cujas margens de lucro caíram sensivelmente nos últimos anos.
A pesquisa indicou ainda que, devido à crise atual, até mesmo a Sharp - líder do setor no Japão - está terceirizando sua produção com fornecedores chineses. Recentemente, a Sony anunciou acordo com a Toshiba para produzir em conjunto.
FONTE: The Wall Street Journal

Comentários