O lucro total da Philips, no terceiro trimestre, caiu 86% na comparação com o mesmo período de 2010, somando 74 milhões de euros. Diante de tal cenário e das dificuldades de manter o segmento de televisores de pé, a companhia reiterou a intenção de se desfazer da divisão de TVs e focar seus esforços nos setores de iluminação, saúde e bem-estar, nos quais mantém a liderança global.
Venda quase certa
Em abril deste ano, a Philips já havia anunciado um acordo com a chinesa TPV, para vender 70% dos seus ativos de TVs. Caso o negócio seja concluído, a TPV terá direito de comprar os 30% restantes em um futuro breve. Segundo Frans van Houten, presidente da companhia holandesa, as negociações com a empresa asiática estão ainda em curso e devem ser finalizadas até dezembro. A empresa chinesa é a terceira maior fabricante de telas de computadores do mundo, com 33% do mercado global.
Apesar de atuar no segmento de TV há mais de 80 anos, a divisão hoje responde por menos de 10% das vendas totais da Philips. Para se ter uma ideia, no terceiro trimestre, as vendas gerais da Philips somaram 5,39 bilhões de euros. Um ano antes, as vendas haviam somado 5,46 bilhões de euros. Mas, excluindo o segmento de TVs, a companhia apresentou receita 6% maior na comparação entre os períodos.
“Não estamos satisfeitos com nossa performance financeira devido aos atuais desafios econômicos, problemas e riscos operacionais. Mas não esperávamos obter uma melhora na performance de imediato", disse Houten em teleconferência com a imprensa nesta segunda-feira.
Paralelo às negociações com a companhia chinesa, a Philips também anunciou, nesta segunda-feira, o corte de 4.500 de empregos a fim de driblar a crise que assombra a companhia. No início do ano, a Philips havia divulgado redução de 800 milhões de euros nos custos para reverter a queda nos lucros e atingir as metas financeiras até 2013.
Paralelo às negociações com a companhia chinesa, a Philips também anunciou, nesta segunda-feira, o corte de 4.500 de empregos a fim de driblar a crise que assombra a companhia. No início do ano, a Philips havia divulgado redução de 800 milhões de euros nos custos para reverter a queda nos lucros e atingir as metas financeiras até 2013.
Fonte : EXAME
Comentários
Postar um comentário