Fabricantes reduzem estoques de TVs LCD


A queda das vendas nos principais mercados globais está assustando os fabricantes de TVs. O mais recente estudo da empresa especializada DisplaySearch, divulgado nesta terça-feira, indica que pode até faltar produto em alguns países, se as vendas de fim de ano forem boas como se espera.
O estudo se baseia em informações fornecidas pelos próprios fabricantes e também pelos fornecedores de paineis LCD, principal item dos TVs atuais. No terceiro trimestre do ano, a maioria dos fabricantes reduziu suas encomendas de paineis, temerosa com a queda nas vendas nos EUA, Japão e Europa Ocidental. De início, segundo os pesquisadores, esse pode ser uma fator positivo para os consumidores, que certamente encontrarão preços mais baixos d
aqui até o final do ano. Mais à frente, porém, pode representar falta de produto nas lojas, se as indústrias não conseguirem repor seus estoques a tempo.
"Nos EUA, o consumidor diminuiu as compras ao longo do ano, talvez esperando as promoções de Natal", comentou Paul Guagnon, diretor da DisplaySearch. Pelos dados divulgados, o total de TVs entregues pelos fabricantes no terceiro trimestre do ano chegou a 62 milhões de unidades, um aumento de 12% sobre o trimestre anterior. Esse bom resultado deveu-se principalmente às vendas nos países emergentes, como Brasil, China e Índia. No entanto, a venda de paineis para a indústria caiu.
Ainda segundo o levantamento, as vendas de TVs LCD subiram 12,9% no período, enquanto as de plasma caíram 14%. Detalhe interessante é que a venda de TVs 3D aumentou 11%, contra 9% no segundo trimestre, indicando que o consumidor desses países está aumentando o interesse pelo produto.
FONTE: Home Theater & Casa Digital

Comentários